Bill Gates previu há 19 anos que Apple não sustentaria sucesso do iPod por conta do sucesso de smartphones

Ele só não esperava (ou só não queria) que o iPhone fosse fazer um sucesso ainda maior

Em maio de 2005, Bill Gates deu uma entrevista para o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) que ainda é muito interessante mesmo 19 anos depois. O título citava Gates dizendo que a série de sucesso do iPod terminaria. Uma previsão que se concretizou, mas não em detrimento da Apple – muito pelo contrário.

Essencialmente, Bill Gates também antecipou isto, mas não da forma que gostaria, já que sua empresa era concorrente da Apple. O iPod ainda tinha seus melhores anos pela frente em 2005, como mostram os números de vendas de acordo com o site Statista, uma época em que o iPhone ainda nem existia.

  • Em 2005, foram vendidos 22,5 milhões de iPods. Nos anos de 2007 a 2010, houve mais que o dobro, com mais de 50 milhões em cada;
  • O primeiro iPhone foi lançado em meados de 2007;
  • Os esforços da Microsoft no setor de telefonia celular fracassaram com o agora descontinuado Windows Mobile e Windows Phone, enquanto a Apple continua a ter grande sucesso com o iPhone até hoje.
Bill Gates até acertou a queda do iPod, mas a ascensão do iPhone foi ainda mais acentuada (Imagem: Montagem/GameStar)

O que exatamente Bill Gates disse naquela época?

O ponto de partida da conversa da FAZ com Bill Gates foi a baixa participação de mercado da Microsoft no setor de telefonia celular, que só estava realmente avançando naquela época. Gates já antecipava a chegada dos smartphones - um dispositivo que poderia fazer (quase) tudo:

Tocar música também é uma dessas funções que seriam integradas aos smartphones. Assim, Bill Gates externou fazendo a previsão de que o iPod não seria sustentável por muito tempo adiante:

Um sucesso da Apple sai e outro entra

O que Gates provavelmente não esperava naquela época (ou não queria imaginar) foi a inovação e o sucesso da própria Apple em oferecer mais opções aos consumidores. Dois anos depois, isso se manifestou na forma do primeiro iPhone.

De certa forma, a Apple tornou o próprio iPod obsoleto, embora ele só tenha sido descontinuado em 2022. O grande sucesso do iPod foi seguido pelo do iPhone: até hoje, a Apple alcança claramente as maiores vendas da empresa de enorme sucesso, como mostram os números do Statista.

Um sucesso que a Microsoft nunca conseguiu com o Windows Mobile e o Windows Phone. Ou seja, Bill Gates até acertou na previsão, mas a Apple estava preparada e lançou um iPhone que passou a conter tudo o que Gates imaginava que o consumidor iria exigir em um smartphone.


Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

Comentários