O simples truque do iPhone para saber se uma chamada perdida era spam

Ninguém gosta de receber chamadas indesejadas e elas estão acontecendo com cada vez mais frequência.

Acontece com bastante frequência: você recebe uma chamada inesperada, que não é de um número oculto e parece ser de um celular ou fixo real da sua cidade. Você decide atender, mas assim que aceita a ligação, eles desligam. Ou, no pior dos casos, tentam vender a você um serviço que você não quer.

É possível bloquear chamadas de números desconhecidos, mas pode ser algo cansativo que também pode acabar cortando ligações importantes ou que valham a pena você receber. Mas há um truque para ajudá-lo a identificar chamadas de spam no iPhone.

Adicione o número na agenda para ver se há perfil no WhatsApp

Se um número que ligou é de celular, ou parece ser, o que você pode fazer é adicionar na agenda e ver se aparece no WhatsApp. Assim você pode abrir a tela de mandar mensagem e visualizar o perfil para ver informações como nome e às vezes até foto. Se você não conseguir ver nenhuma dessas informações, basta apagar o número da agenda de contatos e bloqueá-lo.

É possível também que você possa iniciar uma conversa sem precisar salvar o número nos contatos. Basta copiar o número e colar na barra de pesquisa do WhatsApp no iPhone e selecionar a opção de iniciar uma conversa.

Dica extra: se você recebe chamadas as quais você atende e o outro lado imediatamente desliga, tente não dizer nada ao atender e esperar quem está do outro lado se manifestar, porque pode se tratar de um robô que grava sua voz para usar em fraudes e golpes.

Aplicativos que ajudam a identificar spam no iPhone

Lembre-se de que você também pode instalar aplicativos no iOS 17 cuja função é exatamente identificar chamadas fraudulentas ou de telemarketing.

  • Truecaller é um dos aplicativos de identificação de spam mais conhecidos no mundo todo, até com assistente para ajuda
  • Whoscall é outra alternativa semelhante, com funções de bloqueio por categorias

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

Comentários