Projeto SC=Aculturamento
Completando 1 ano na unidade RH Mattos em Santa: ufa, que desafio!!!
Pensando que conhecia muito do estado vizinho, afinal são anos de convivência, feriadões e férias, nas lindas praias da ilha, dos trabalhos já prestados... Mas não foi bem assim, a cada dia, semana e mês, percebia o quanto precisava entender do meu novo bairro, cidade e estado. Do meu novo lar, sem a presença da família, da minha nova pequena/grande equipe, dos profissionais de RH da região, dos modelos de gestão das organizações...Eu era a “invasora”, a visitante, tinha que provar que era merecedora para pertencer.
E então entender e aceitar a cultura, que embora próximas geograficamente e de convivência, são muito diferentes. Nem certa ou errada, nem melhor ou pior, simplesmente diferentes. Primeiro aprendizado, não avaliar e sim entender este jeito de viver, trabalhar, se relacionar...Oportunidade de praticar humildade e respeito ao novo, de entender que o quanto que sei não é o suficiente para ser aceito.
Um ano de vivencia e convivência, já inserida??? Nada, o processo continua! Talvez encarando as dificuldades de forma mais leve, mas ainda muitos desafios. O que amenizou foi a ansiedade, por entender que, todo novo ciclo exige tempo, escuta e assimilação para promover a ação. Nos ensina a andragogia que, para o adulto aprender precisa fazer sentido, certamente esta transição com tantas novidades e saudades envolvidas, estão fazendo sentido. Ensinando que, para o novo, mesmo já maduros e experientes precisamos aprender e recomeçar novas histórias, novos clientes, novos projetos, novos modelos e aculturarmos!!Acho que estou entendendo este conceito agora!!!!