Mais um capítulo da novela cibersegurança no Brasil. Nessa última semana a TOTVS, gigante de software, foi alvo de um ataque de ransomware, assumido pelo grupo BlackByte. O que me chamou a atenção foi a resposta rápida da TOTVS. Mesmo sob ataque, a empresa garantiu que seus serviços continuaram rodando normalmente e que nenhum dado sensível foi exposto. Isso mostra que, quando falamos de ransomware, o "como você responde" é tão importante quanto se proteger.
Dito isso, vamos com o alerta de spoiler. Ataque você vai sofrer, isso é certo. A grande questão que fica é se você vai conseguir continuar operando, ou se recuperar. Empresas precisam ter a consciência de que, por mais proteção que implementem, o risco nunca é zero. Mas com uma estratégia sólida, é possível minimizar os danos e continuar entregando valor para seus clientes.
Já que você sabe disso, talvez valha a pena se apoiar em soluções que também sabem disso e que falam sobre isso. E nesse ponto a Halcyon é o nome a ser destacado. A solução protege endpoints e impede que um ataque se transforme em um verdadeiro pesadelo. Melhor ainda, se o ransomware criptografar seus dados, o objetivo é garantir que você tenha como se recuperar sem pagar resgate.
Imagine essa cena de "novela das 9". Você é atacado, mas ao invés de entrar em pânico, simplesmente vai lá, recupera seus dados, e segue o jogo. O atacante até tenta, mas você já está dois passos à frente. Não adianta tentar viver como se ataques não fossem acontecer. O segredo está em se preparar, ter as ferramentas certas e garantir que, se o ataque vier, ele não vai ser o último episódio da sua série.