Faleceu Kabosu, o Shiba Inu por detrás do meme Doge

O melhor cão.

Kabosu, o Shina Inu responsável pelo meme Doge, faleceu com 18 anos, de acordo com Atsuko Sato, a sua dona.

Kabosu faleceu devido a leucemia e uma doença hepática, segundo explicou Sato. Numa publicação no seu blogue pessoal, Sato partilhou uma mensagem carinhosa de despedida:

"Para todos os que gostavam de Kabosu, na manhã de 24 de maio, Kabosu atravessou a ponte do arco-íris. Muito obrigada a todos pelo vosso apoio ao longo dos anos."

"Ela partiu muito pacificamente, sem sofrimento, como se estivesse a adormecer enquanto sentia o calor das minhas mãos a acariciá-la. Muito obrigada a todos por terem amado a Kabosu durante todos estes anos. Tenho a certeza de que Kabosu era o cão mais feliz do mundo. Isso faz de mim o dono mais feliz do mundo. Gostaria de expressar o meu mais profundo agradecimento a todos os que nos enviaram muito amor".

Image credit: Instagram.
Via Instagram.

Sato, professora no Japão, adotou Kabosu em 2008. Dois anos depois, Kabosu tornou-se num fenómeno da internet, depois de Sato ter publicado uma foto da cadela com um ar traquina. A imagem ganhou vida própria, tendo-se tornado num meme incontornável da cultura da internet.

O Doge viria a inspirar uma criptomoeda chamada Dogecoin, sobre a qual Elon Musk tweetou repetidamente - muitas vezes levando a um breve aumento de valor, e um token não fungível (NFT) que foi vendido por 4 milhões de dólares.

Image credit: Atsuko Sato.
Via Atsuko Sato.

Em dezembro de 2022, Sato revelou que Kabosu estava gravemente doente com cancro e uma doença hepática aguda, afirmando que ela se encontrava numa "condição muito perigosa" após ter sido diagnosticada com leucemia linfoma crónica e colangiohepatite aguda, que se caracteriza por um fígado inflamado.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios no Twitter ou Threads.

Relacionado
Comentários