Foram ontem entregues pela Autoridade Aeronáutica Nacional diplomas de certificação da aeronave KC-390. Depois da entrega da primeira aeronave ao Estado Português, o KC-390 foi sujeito a modificações à configuração base com o objetivo de se incorporar sistemas seguros de comunicação de voz e dados, de navegação e de conhecimento situacional do teatro de operações, garantindo assim potenciar capacidades de sobrevivência em cenários exigentes e com graus de ameaça diversificados. Aquelas modificações foram projetadas pela OGMA, SA, Northtrop Grumman e Rockwell Collins, sob coordenação da EMBRAER e certificação da Autoridade Aeronáutica Nacional. Todo este processo de certificação das modificações são a garantia de que as aeronaves da Força Aérea Portuguesa cumprem com os mais elevados padrões internacionais de aeronavegabilidade, de inovação e de interoperabilidade. Mais em: emfa.pt/noticia-4804- OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A. Embraer
Força Aérea Portuguesa | Portuguese Air Force
Defesa nacional
Bem-vindos à conta oficial do Linkedin da Força Aérea! Uma comunidade de profissionais e profissões em prol de Portugal!
Sobre nós
Ramo militar das Forças Armadas Portuguesas, responsável pela defesa aérea da República.
- Site
-
http://www.emfa.pt
Link externo para Força Aérea Portuguesa | Portuguese Air Force
- Setor
- Defesa nacional
- Tamanho da empresa
- 5.001-10.000 funcionários
- Sede
- Portugal
- Tipo
- Órgão governamental
- Fundada em
- 1952
- Especializações
- Defesa, Militar, Aviação e Aeronáutica
Localidades
-
Principal
Portugal, PT
Funcionários da Força Aérea Portuguesa | Portuguese Air Force
Atualizações
-
Na passada segunda-feira foram promovidos três Oficiais da Força Aérea a Oficial General. Numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, foram promovidos a Major-General a Brigadeiro-General Ana Baltazar, o Brigadeiro-General João Nogueira e a Brigadeiro-General o Coronel Pedro Santos. A Major-General Ana Baltazar torna-se assim a primeira mulher a atingir o posto de Major-General nas Forças Armadas.
-
-
A Força Aérea promoveu, na passada segunda-feira, a primeira mulher oficial das Forças Armadas ao posto de Major-General. 👏 A Major-General Ana Baltazar ingressou no quadro permanente da Força Aérea em 1991, na especialidade de Engenharia Aeronáutica. Ao longo da carreira desempenhou diversas funções com destaque para a docência na Academia da Força Aérea, as funções de representante do Comando da Logística da Força Aérea na OGMA, Adida de Defesa em Berlim e a de Subdiretora da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, cargo que atualmente exerce. A Força Aérea foi o primeiro ramo a incorporar mulheres nas suas fileiras, tendo atualmente uma representação de 21% de militares do género feminino no efetivo, a percentagem mais alta das Forças Armadas.
-
-
Três aviões F-16M e 46 militares da Esquadra 201 – “Falcões” e Esquadra 301 – “Jaguares” estão, desde o dia de hoje, 21 de outubro, e até ao final do mês, nas Canárias, a participar no exercício SIRIO 24. O exercício, organizado pelo Ejército del Aire e del Espacio, pretende abranger um largo espectro de missões focadas na defesa aérea. Tendo em consideração o nível de ameaça proposto e o elevado número de meios envolvidos em cada voo, o SIRIO 24 é visto como uma ótima oportunidade de integração com forças aliadas e de treino operacional para as esquadras de voo que operam o F-16M na Força Aérea. O SIRIO 24 constitui-se como o principal exercício de treino e avaliação das unidades de combate aéreo, suporte e comando e controlo do Ejército del Aire e del Espacio.
-
-
Na passada sexta-feira, os céus testemunharam mais do que dois simples voos. Um avião Falcon da Esquadra 504 - "Linces" descolou de Lisboa com uma missão única: dar uma nova oportunidade a quem luta pela vida. De Ponta Delgada ao Funchal, transportou mais do que um doente – mas também esperança e força. Já no Funchal, a jornada continuou com um novo paciente a bordo. A sua luta continuou desde o arquipélago da Madeira até Monte Real, Leiria, onde outros cuidados o aguardavam. Ao lado deles, sempre com muita atenção e dedicação, esteve uma equipa de saúde da Força Aérea que garantiu que a viagem decorresse sem sobressaltos. Os “Linces”, que “Entre Gente Remota Edificaram”, concluem mais uma missão de sorriso no rosto e refletem um dos propósitos da Força Aérea: estar onde a vida exige presença, coragem e ação. ✈️🌍 A voar, protegemos…
-
🔔 Rendição do Comandante da Base Aérea N.º 1 Ontem, dia 18 de outubro, teve lugar a cerimónia de rendição do Comandante da Base Aérea N.º 1, em Sintra. O evento, presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, marcou a transição do comando do Coronel Piloto-Aviador João Miguel Conde para o Coronel Piloto-Aviador Jorge Inácio. O novo Comandante expressou o orgulho nos militares da Unidade, sublinhando que os projetos em curso “serão facilmente atingidos com a determinação e o trabalho de excelência” dos profissionais da Base, ao serviço da Força Aérea e de Portugal. Com um espírito motivado, está pronto para enfrentar este novo desafio, comprometendo-se a elevar a história da Base Aérea N. º 1 - "Saber Para Bem Servir". O General João Cartaxo Alves destacou a importância da Unidade no exercício do Comando ao elogiar o “foco na missão e o enorme sentido de pertença” dos militares e civis colocados em Sintra. ✈️ Saiba mais em: emfa.pt/noticia-4799-
-
-
O Coronel João Silva é o novo Comandante da Base Aérea N.º 4, Lajes, Ilha Terceira, substituindo no cargo o Coronel Carlos Paulino. A cerimónia de rendição, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, realizou-se ontem. O Coronel Piloto-Aviador João Ricardo Campos da Silva nasceu em Leiria, a 3 de julho de 1975 e ingressou na Academia da Força Aérea em 1995. Entre outras funções que constam no seu currículo, foi Comandante da Esquadra 101 – “Roncos”; em 2019 foi comandante do Grupo Operacional 111 na Base Aérea N.º 11, em Beja; e em janeiro de 2021, já promovido a Coronel, assumiu a função de Comandante do Corpo de Alunos da Academia da Força Aérea – função que desempenhou até outubro de 2022. O Coronel João Silva realizou ainda diversas missões no estrangeiro, em posições de liderança. Comonta 4000 horas de voo, a última função exercida antes de assumir o comando da Base Aérea N.º 4 era a de Chefe da a Divisão de Operações do Estado-Maior da Força Aérea. Saiba mais em: emfa.pt/noticia-4792-
-
-
4 de outubro de 2024 Uma tripulação do avião C-130H tocava solo libanês, como símbolo de esperança nacional. Ao longe, ou não tão longe assim, as imagens de uma guerra eram percepcionadas a olho nu, sem ecrãs pelo meio. E foi envoltos num cenário negro, com olhos postos no horizonte, que 41 cidadãos entraram pelo compartimento de carga do avião luso e deixaram toda uma vida para trás, trocando a insegurança pela sobrevivência. A bordo, 16 portugueses acompanhados por 25 cidadãos de outras nacionalidades. E nem os companheiros de quatro patas foram esquecidos — um cão e quatro gatos seguiram a bordo, mostrando que, mesmo nas situações mais extremas, ninguém fica para trás. Depois de mais de oito horas de voo, o trem do C-130H tocava na pista do Aeroporto de Lisboa, rumo ao Aeródromo de Trânsito N.º 1 da Força Aérea que serviu como primeiro porto seguro. Os rostos cansados deram lugar ao sentimento de quietude. E assim, o avião C-130H estava pronto para regressar a casa, depois de mais de 48 horas de uma arriscada operação, ao alcance dos que com coragem e bravura servem uma nobre causa, "onde necessário, quando necessário". A voar, protegemos!
-
No próximo dia 25 de outubro realizam-se as II Jornadas de Enfermagem da Força Aérea, no Centro de Estudos Aeroespaciais, na Academia da Força Aérea. As II Jornadas de Enfermagem da Força Aérea – subordinadas ao tema “A Saúde Ocupacional em Contexto Aeronáutico” – pretendem divulgar as atividades desenvolvidas nas unidades de saúde da Força Aérea e promover a partilha de conhecimentos sobre as boas práticas na área da saúde ocupacional e da enfermagem no trabalho. Nesta II edição das Jornadas de Enfermagem, a comissão organizadora abre um espaço para a divulgação e partilha de trabalhos de caráter científico, sobre a forma de e-poster. Os resumos dos trabalhos deverão ser enviados, através do site https://lnkd.in/dRi_Xa-Y, até dia 8 de outubro.
-