Neste ano, a segunda edição do chamado Guia Alimentar para a População Brasileira, criado pelo Ministério da Saúde, completa 10 anos desde o seu lançamento.
Foi esta edição que destacou a alimentação saudável como uma ferramenta essencial na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.
A explicação é que o aparecimento dessas condições está diretamente associado ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e à oferta desequilibrada de nutrientes. Assim, com base em evidências e recomendações práticas, o guia oferece um caminho para melhorar a saúde e reduzir o risco dessas enfermidades por meio de escolhas mais adequadas.
As quatro recomendações principais incluem:
- Fazer das opções in natura ou minimamente processadas a base da alimentação;
- Utilizar sal, açúcar, óleos e gorduras em pequenas quantidades;
- Limitar o consumo de processados;
- Evitar os ultraprocessados;
E a chamada regra de ouro: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.
Lembrando que, em caso de dúvidas sobre a melhor dieta para o seu caso, não deixe de consultar um nutricionista de confiança.
#Kronics #DoençasCrônicas #AlimentaçãoSaudável #DietaSaudável
LinkedIn Creator l Top 2 HR Influencer Brasil l People Analytics l Análise de Cenários l Palestrante l Carreira l Pensamento Analítico l Professor MBA l Cultura Organizacional l Data Driven l Gestão por Indicadores
2 mSalve Ajinomoto do Brasil como cliente de vocês há mais de 50 anos, sou obrigado a repostar