Negócios | Varejo
AVANÇO DO MAX ATACADISTA EM SP JÁ TIRA CLIENTES DE REDES PAULISTAS
A participação da rede, que já reinaugurou 15 lojas do Makro, mais que dobra em um ano, segundo a Varejo 360 Inteligência e Pesquisa de Mercado
Desde o final de 2023, as redes que disputam uma venda anual da ordem de R$ 91 Bi em SP começaram a sentir os efeitos de um novo player.
Quem chegou para chacoalhar o mercado paulista foi o Grupo Muffato, a maior rede do Paraná, que adquiriu, no início de 2023, 16 lojas do Makro Atacadista no Estado.
De Out'23 a Jan'24, reabriram as 15 lojas (Makro) com a bandeira MAX ATACADISTA, agora com 50 lojas em SP e no PR.
A simples mudança de bandeira de 𝗠𝗮𝗸𝗿𝗼 para 𝗠𝗮𝘅 não indicava, 𝗱𝗲 𝗮𝗰𝗼𝗿𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝘃𝗮𝗿𝗲𝗷𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝘀𝗲𝘁𝗼𝗿, que haveria mudanças significativas em market share.
Não foi bem assim. O grupo, controlado pela família Muffato, tem ganhado rápida participação no mercado a ponto de já exigir ações da concorrência.
Em Jan'23, as 16 lojas do 𝗠𝗮𝗸𝗿𝗼, mais as lojas já em operação do 𝗠𝗮𝘅, tinham 3,77% de participação do mercado paulista, de acordo com estimativa da Varejo 360 Inteligência e Pesquisa de Mercado.
Em Dez'23, já com a bandeira 𝗠𝗮𝘅, 13 lojas participavam com 4,13% do mercado, número que subiu para 4,94% em Jan'24, com 15 lojas reabertas.
As duas maiores do canal, Assaí Atacadista Atacadão, com 104 lojas cada, que, juntas, tinham, em Dez'23, 64% de participação das vendas do setor em SP, têm agora 62%.
A 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮 𝗽𝗲𝘀𝗾𝘂𝗶𝘀𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 prefere não revelar a participação estimada de cada uma delas, já que faz parte do seu negócio justamente vender esses dados.
“Um aumento de participação de mercado de 3% para 4% parece pouco, mas não é”, afirma Fernando Faro, fundador e COO da Varejo 360.
Cada 1% de perda ou ganho de participação no mercado paulista de C&C, diz ele, representa perda ou ganho de R$ 908 Mi em vendas em 01 ano.
Somente em Dez'23, o grupo reabriu sete lojas. A de melhor desempenho seria a do Jardim Peri Peri, reinaugurada em Nov'23.
A Varejo 360 estima a participação das redes por meio de cupons fiscais de compras compartilhados por consumidores.
Todas as bandeiras de atacarejos perderam share com a chegada do grupo, segundo estudo.
A rede Comercial Esperança, com 19 lojas e a rede Tenda Atacado, com 43, são as mais resilientes com a chegada do Muffato.
Os que mais perderam clientes foram Assaí Atacadista e Atacadão, segundo levantamento.
Pela primeira vez, em 2023, de acordo com a Varejo 360, supermercados tiveram melhor desempenho entre todos os formatos do varejo alimentar.
Na visão 𝗦𝗦𝗦 (𝘚𝘢𝘮𝘦 𝘚𝘵𝘰𝘳𝘦 𝘚𝘢𝘭𝘦𝘴), supermercados venderam 7,86% a mais; Atacarejos, 4,28%.
Para Faro, isso significa que os atacarejos não conseguem mais capturar clientes como antes.
Via Fátima Fernandes Wells para Diário do Comércio.
https://lnkd.in/d4zUusC2