Você sabe o que aconteceu no Salão do Móvel de Milão (SMM) na sua 62ª edição em 2024?
Bem, inicialmente deve-se destacar que o SMM 2024 ocorreu entre os dias 16 e 21 de abril superando todas as expectativas, com um recorde de participantes – 370.284 pessoas – 20% mais público que a da edição de 2023. Também, este é o principal evento internacional de design mobiliário do mundo!
Nessa 62ª edição a maioria dos participantes era de fora de Milão, sendo que 55% deles foram estrangeiros com predominância dos chineses. A presidente do SMM, Maria Porro comentou: “Nessa edição fizemos diversas alterações. Durante o processo de redesenhar o formato e as experiências dos participantes, mantivemos tanto a industrial quanto a fabricação, porém se incrementou muito um programa cultural paralelo para que os que vieram para aqui pudessem fazer poderosas conexões com a cultura do design e enxergarem as definições de novas visões do futuro da casa.”
Quando escrevi o livro: Economia Criativa: Fonte de Novos Empregos (DVS Editora – 2016), um dos setores mais importantes destacado foi o design. Conceituei o design como a concretização de ideias em forma de projetos ou modelos mediante a construção e configuração, resultando em um produto que possa ser fabricado em série. Diz-se que um design é de qualidade quando ele é: inovador, estético, útil, discreto, durável, meticuloso, sustentável e simples. Essas são as características que foram vistas nos produtos exibidos no SMM 2024, admiradas por seu design funcional, que como o próprio nome sugere é agora uma tendência do design que se voltou cada vez mais para a utilidade e a funcionalidade dos mais diversos objetos.
Por exemplo, quem circulou pelo Salão do Banho percebeu que em todos os equipamentos sanitários houve uma preocupação com a funcionalidade explícita, ou seja, com o primeiro olhar já se saber como algo funciona e para o que é!
A tecnologia permitiu avanços antes impensáveis, como comandar com a assistente virtual Alexa, a temperatura, o fluxo, o tempo, a economia de água e a iluminação.
Várias empresas mostraram que já trabalham com tecnologias que conectam a inteligência artificial aos seus equipamentos e, como resultado, conseguem minimizar o desperdício de água.
Já a Eurocucina, reuniu cerca de 100 expositores que destacaram que houve uma mudança de hábitos, com a cozinha assumindo um protagonismo dentro da casa, migrando da área isolada e fora do alcance dos olhos para um espaço de permanência, plenamente integrado à área social do domicílio. Sentiu-se muito a tendência de ter muita coisa feita de alumínio na cozinha, bem como a clara mensagem que todos devem viver de forma responsável e sustentável.
Pois bem, se alguém quer realmente entender e sentir o que é criatividade deveria ter participado do SMM 2024, pois nesse evento celebrou-se de forma expressiva a tecnologia e a sustentabilidade como os focos principais.
Arquiteta | Design de interiores | Feng Shui
2 mTenho interesse em fazer parte da equipe de vocês.