Há aproximadamente 15 anos, eu iniciava minha jornada profissional no setor de seguros.
Considero que o mercado ainda é vasto em oportunidades de crescimento, mas ter a possibilidade de, muitas vezes voluntariamente despender de recursos pra proteger a si e ao seu patrimônio, ainda é para poucos.
A desigualdade é um abismo no Brasil e na América Latina e essa realidade, infelizmente, potencializa cenários em que manter o status quo, as coisas como estão, as peças marcadas no tabuleiro, torna-se mais confortável. Dá menos trabalho.
Tem um vídeo do Guilherme Bara que eu adoro em que ele conversa com uma executiva e ela, desabafa. Vou tentar reproduzir abaixo:
- Guilherme, você sabe por que não contratamos mais PCD’s? Porque nosso ambiente ainda precisa melhorar muito. Mais adaptado pra que as pessoas não sofram tanto. Falta muito pra chegarmos lá.
- Bom, você como executiva? Está tudo bem?
- Nossa, não! Eu sou executiva aqui há 10 anos. Às vezes, em uma reunião, me pedem pra trazer um cafezinho ou quando vou visitar um cliente, ficam esperando o “diretor” chegar. Acham que sou a secretária. Não acreditam que, por ser mulher, eu sou a diretora.
- Então vou te dar uma dica: pede as contas e volta quando tudo estiver 100% perfeito.
A gente precisa entender que é a presença da diversidade que acelera o processo de naturalização e quebra do status quo.
No artigo que escrevi pra Sou Segura abordo exatamente este tema: do quanto um ambiente diverso e plural é, além de lucrativo, importantíssimo para o amadurecimento da sociedade.
É um privilégio ter meu artigo selecionado para compor essa coletânea com colegas tão queridas que fizeram parte da minha trajetória enquanto eu estive no segmento!
O livro será lançado em São Paulo no dia 7 de março, às 17h30, na Escola de Negócios e Seguros, na Consolação. No Rio de Janeiro, o lançamento acontece no dia 11 de março, às 18h30, no Arca Hub, em Ipanema.
Mais informações sobre os lançamentos você encontra no: https://lnkd.in/dZ-R2xxb
#RumoAoEqual
Que iniciativa especial, Brasilprev! 🎉 Celebrar esses 31 anos com histórias de impacto dos colaboradores é realmente inspirador. Na IMMA, sabemos o valor de criar memórias que fazem a diferença! 👏✨