Arrancou a 5ª edição do #SLI com 26 magníficos #innovators que nas próximas 4 semanas vão trabalhar com profissionais do #CEiiA e com especialistas nacionais e internacionais da área do Espaço.
A missão: Usar as tecnologias espaciais para resolver problemas da Terra que passam, por exemplo, pela quantificação de emissões carbono nas cidades; pela minimização dos efeitos de uma Guerra, como a identificação de campos de minas em cenários de conflito; ou mesmo pela monitorização de infraestruturas críticas.
Uma experiência única que junta o #CEiiA às gerações mais novas na construção conjunta de um futuro melhor a partir do Espaço!
Os 26 magníficos incluem14 alunos do secundário de 14 escolas e 12 do ensino superior de 6 universidades de todo o país.
Esta 5ª edição conta com especialistas, os #Activatores, como: Manuel Heitor Manuel HeitorMiguel Bello MoraCornelis (Niels) ElderingKwame Adu AgyekumMilton KampelSérgio SousaJoëlle Vanderauwera Carla Sousa Andreia SousaManuel EanesFrancisco Vilhena da CunhaMagda CoccoTiago RebeloHenrique Candeias Emir Sirage André DiasRui M. Magalhães, entre outros.
---
O #ProgramaSLI, promovido pelo CEiiA, é um programa de formação avançado de jovens (#Innovators) a partir do 10º ano, orientado para a valorização do conhecimento e da tecnologia em prol da qualidade de vida e da sustentabilidade do Planeta.
#CEiiAGEOSATN3ONEW SPACE PORTUGAL
CEO Trackenup Green Energy Efficiency | Mestre em Engenharia Química e Ciências e Tecnologia da Sustentabilidade I Tracker Solar I Plantas Piloto de Hidrogênio Verde
Inovação Cearense Melhora Eficiência de Placas Solares
Ismael Mendes, autodidata cearense, desenvolveu o Top Sun, um produto que limpa painéis solares e reduz a temperatura em até 8ºC, aumentando a eficiência energética dos módulos solares.
Utilizando matéria-prima de descarte eletrônico e industrial, a inovação não só otimiza a produção de energia, como também alia sustentabilidade e eficiência. Com apoio da Universidade Federal do Piauí, Ismael validou cientificamente sua descoberta, ganhando reconhecimento de empresas e do governo, além de ser premiado internacionalmente como o "Melhor produto de 2023" em Dubai.
Apesar de seu impacto global, evidenciado pelo interesse da NASA em testar o Top Sun em Marte, a trajetória de Ismael expõe um paradoxo: enquanto ele é aclamado internacionalmente, no Brasil, o apoio e reconhecimento à inovação ainda são limitados.
O avanço de empresas cearenses como a QNQ NEOINDUSTRIA é vital para o futuro sustentável do país, e sem incentivos robustos e reconhecimento adequado, o potencial dessas inovações pode ser subaproveitado.
#inovacao#sustentabilidade#painelssolares#ceara#innovacion#sostenibilidad#panelessolares#innovation#sustainability#solarpanels
Para maiores detalhes clique no link abaixo:
https://lnkd.in/dK_2Pke4
Compartilhamos com vocês o lançamento dos #Vision2030 White Papers da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável)!
Estes documentos estratégicos abordam desafios críticos da #OceanDecade, refletindo um esforço global para fortalecer a ciência oceânica e impulsionar a sustentabilidade marinha. Com a contribuição de mais de 150 especialistas e líderes do setor, os White Papers oferecem uma análise detalhada das necessidades atuais, identificando lacunas de conhecimento e propondo soluções inovadoras.
Cada um dos 10 White Papers examina aspectos essenciais como recursos, infraestrutura, parcerias, desenvolvimento de capacidades e avanços tecnológicos necessários para alcançar as metas estabelecidas até 2030. Eles foram recentemente apresentados na Conferência #OceanDecade24 em Barcelona, onde passaram por uma avaliação rigorosa da comunidade internacional. Os "Fóruns de Soluções Científicas" realizados durante a conferência permitiram um diálogo construtivo entre diversos stakeholders, promovendo uma colaboração efetiva para a implementação das recomendações propostas.
Reconhecemos e agradecemos o trabalho incansável dos co-presidentes e especialistas que contribuíram para a elaboração desses documentos fundamentais. Estamos ansiosos para a próxima publicação do Relatório de Resultados da Visão 2030, que oferecerá um resumo das principais descobertas e orientações sobre o caminho a seguir.
Leia os White Papers e descubra como podemos juntos construir um futuro sustentável para os oceanos 👉 https://lnkd.in/e4_DcF6c
---
No Ilhahub, estamos atentos aos movimentos na Economia Azul e comprometidos em promover a sustentabilidade oceânica. Junte-se a nós nessa jornada!
Ainda falando da semana passada, quando tive uma intensa agenda em Santa Catarina, hoje escrevo sobre minha participação, como especialista em tecnologia e inovação, com foco na transformação urbana para cidades mais inteligentes, criativas, inovadoras, humanas e sustentáveis, em uma produtiva reunião com o CREA-SC. O encontro não foi apenas uma oportunidade para trocar ideias, mas também um momento para reconhecer o impacto significativo que a #engenharia, a #agronomia, as #geociências, entre outras áreas, têm no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios urbanos.
O CREA-SC é, sem dúvida, uma referência quando se trata de inovação no setor. Com uma comunidade profissional que abrange mais de 72 mil membros e 19.500 empresas registradas, o órgão representa uma força imensa de conhecimento e experiência em Santa Catarina. Durante a reunião, o presidente Carlos Alberto Kita Xavier, acompanhado de Rodrigo Espíndola, assessor de inovação, Luiz Henrique Pellegrini, superintendente, e Felipe Penter, chefe-de-gabinete, apresentou o programa Inova CREA-SC, uma nova maneira de conectar pessoas e organizações, tanto públicas quanto privadas, com o objetivo comum de fomentar uma cultura de inovação que transcende os limites tradicionais da engenharia e das geociências.
Nossa conversa girou em torno de como podemos melhor utilizar este vasto recurso de conhecimento e experiência para enfrentar os desafios urbanos contemporâneos. Como Vice-presidente de Ecossistemas Tecnológicos, defendo a tese de que a colaboração entre disciplinas pode resultar em avanços significativos para nossas cidades. Acredito que, ao unir forças, podemos não apenas desenvolver novas tecnologias e soluções, mas também implementá-las de maneira que beneficie diretamente a vida urbana, tornando nossas cidades mais #adaptáveis, #resilientes e, acima de tudo, lugares onde a #qualidade de vida é continuamente aprimorada.
À medida que nos aproximamos do Smart City Congress 2024, em São Paulo, a colaboração entre o Smart City Business e CREA-SC, que pode ajudar na aproximação com os Conselhos de outros estados e também ao Confea - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, é um exemplo poderoso de como, trabalhando juntos, podemos fazer avançar a agenda de Santa Catarina e, por extensão, do Brasil, rumo a um futuro urbano mais inteligente, sustentável e humano. Estou entusiasmado com as possibilidades que essa parceria desbloqueará e comprometido em contribuir para esse esforço coletivo.
#smartcities#scba#scbBr24
⚡Os painéis estão a todo vapor.
O primeiro painel do dia foi sobre "A importância do Governo no Desenvolvimento dos Ambientes de Inovação". Já o segundo foi "Hub Azul - O início do Polo Científico em Economiza Azul, Porto e Logística" e o terceiro painel foi sobre "Como a Pesquisa Científica pode gerar negócios e resolver problemas do mercado e sociedade."
Entre os participantes, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de SP, Vahan Agopyan e o Presidente do Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt @edubittencourt.
💡Muitas oportunidades e insights neste primeiro dia do Fórum do Corredor Azul do Polo Científico e Tecnológico de Santos @parquetecsantos.
📍 Imago Pesquisas
www.imagopesquisas.com.br#pesquisademercado#economiaazul#forumdocorredorazul#imagopesquisas#polotecnologicodesantos#sustentabilidade#meioambiente#esg
O espaço, um lugar “infinito” para colocar nossos resíduos?
🛰 🚀 👨🚀
Um interessante artigo recentemente publicado pela MIT Technology Review (link nos comentários) explica que estamos pensando na mesma lógica "linear" quando falamos de "lixo espacial": "Nos últimos 60 anos, temos usado [o espaço] como se fosse um recurso infinito", menciona um dos entrevistados, "...mas especialmente nos últimos 10 anos, tornou-se bastante claro que não é esse o caso", reforça.
O artigo também mostra como os princípios da Economia Circular podem e devem ser aplicados na fabricação de satélites, espaçonaves, entre outros vários tipos de equipamentos que são lançados aos milhares no espaço anualmente. Vejam algumas das recomendações:
⭐ Criar políticas e standards para desenhar, operar e determinar o adequado destino final dos equipamentos que são lançados no espaço.
☄ Fabricar equipamentos que deixam o espaço de forma segura quando suas missões são concluídas.
♻ Desenvolver mecanismos para recuperar os materiais e componentes dos equipamentos usando técnicas de desmontagem, recuperação, reutilização e reciclagem.
A pergunta: Olhamos para o espaço, porém, e aqueles equipamentos do nosso dia a dia, seguem ou deveriam seguir os princípios da Economia Circular? Deixe um comentário.
Imagem: GCPIT.
#EconomiaCircular#Espaço#Resíduos#Sustentabilidade#MIT
A Conservation X Labs lançou o Prêmio Con X Tech, uma competição global que busca inovações científicas e tecnológicas de ponta para transformar as economias destrutivas e extrativas da Amazônia em modernas e regenerativas.
A competição busca abordar os desafios atuais enfrentados na região, aproveitando o poder da inovação e da tecnologia.
São duas categorias-chave:
> Substituições: Inovações para alternativas sustentáveis em alimentos, ração, fibras e materiais que aproveitem os recursos amazônicos.
> Práticas para apoiar a produção e escala: Métodos para apoiar a produção sustentável de produtos substitutos na Amazônia.
As inscrições de indivíduos e equipes de todo o mundo são bem-vindas, com um foco especial em pessoas da região amazônica. Inscrições abertas até 26 de abril de 2024.
Ah, mas tem premiação? Sim!
Até vinte (20) equipes receberão uma bolsa inicial de US$ 3.500 para impulsionar suas soluções e desenvolver seu primeiro protótipo ou prova de conceito. As soluções que apresentarem os resultados mais promissores receberão um (1) grande prêmio de US$ 20.000 e dois (2) prêmios de US$ 5.000.
Saiba mais sobre a competição: https://lnkd.in/da7q7i49
Injection Process Engineer
3 mContinue crescendo.