No Brasil, menos de 1% das pessoas com deficiência empregadas ocupam cargos de alta liderança no mercado de trabalho. Apesar disso, algumas empresas têm buscado mudar esse cenário, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência em todos os níveis organizacionais.
Na Bayer, por exemplo, Dra. Daniela Bortman, head de medicina ocupacional e saúde, destacou a importância do apoio recebido ao longo de sua trajetória.
“A própria Bayer me dá todas as condições para eu fazer o meu trabalho da melhor maneira, inclusive com uma ajudante contratada para me apoiar. Enfrentar desafios e preconceitos faz parte da nossa jornada, mas ter uma rede de apoio é fundamental”, afirma Daniela, que vive com tetraplegia desde um acidente de carro.
Já na Mondelēz International, a inclusão é liderada por Daniela Sagaz (PCD/ Ela / Ella / She) ♿️, head de diversidade, equidade e inclusão. Ela, que nasceu sem um braço e uma perna, compartilha o impacto do capacitismo no mercado de trabalho: “Quando eu chego em certos espaços, percebo muitos julgamentos prévios, antes mesmo de me conhecerem. Provavelmente, ao me verem, muita gente imagina que eu não dirijo, que não estudei, que vivo de benefício. Precisamos desafiar essas percepções e mostrar que somos capazes de alcançar resultados excepcionais.”
A jornada até a liderança envolve o enfrentamento de preconceitos e a criação de espaços de trabalho mais acessíveis, além do desenvolvimento de habilidades únicas. Como destaca Daniela Bortman: “A resiliência e a inovação são parte do nosso dia a dia. Temos que descobrir como fazer a mesma coisa de um jeito diferente, o que nos torna líderes mais criativos e flexíveis.”
Essas histórias são apenas algumas das trajetórias de mulheres com deficiência que lideram mudanças em algumas das nossas empresas associadas. Na matéria publicada pelo Meio & Mensagem, você encontra mais exemplos de companhias que estão investindo em diversidade e inclusão com esse recorte: https://bit.ly/47M4O3E.
Descrição da imagem: Montagem com fotos das entrevistas pelo portal. Da esquerda para direita estão Patricia Albuquerque, Isa Meirelles, Daniela Sagaz (PCD/ Ela / Ella / She) ♿️ e Dra. Daniela Bortman.
#AssociadasEmAção #PorDentroDoMercado
Assistente Administrativo
3 mÉ com muita satisfação e orgulho que faço parte desse time de talentos PCD, que o exemplo de vocês da Central It seja seguido pais a fora. Gratidão pela Oportunidade.