Uma das escolhas importantes da minha carreira nestes últimos anos, que tem causado a minha própria transformação e consequentes melhores resultados dos nossos clientes, permeia pelo investimento em conhecimento, networking e benchmarking.
No início desta semana, em São Paulo, tive a oportunidade de participar da 16ª edição do Festival ABCR, o maior evento de fundraising da América Latina e um dos mais importantes do mundo.
Fazer conexões é um dos pontos mais altos ao participar de eventos como esse. Nessa ocasião, encontrei diversos profissionais que estão contribuindo para que a captação de recursos evolua, e digo, evoluiu muito nestes últimos anos. Mais de 1.000 pessoas participaram do Festival ABCR, dentre elas: captadores e captadoras de recursos, colegas consultores, gestores da área de captação e, entre outros, fornecedores e diversos profissionais que compartilham interesses similares.
Atente-se: um evento como esse é um start para você continuar aprendendo e aplicar imediatamente.
Lembre-se: a educação continuada em captação de recursos tem um papel fundamental para garantir um desempenho profissional. É preciso ter em mente que a performance na captação nunca está completa, o que exige de nós, captadores, uma jornada contínua de busca de conhecimento para aprimorar nossas competências.
De tudo que observei, escutei e me gerou curiosidade e interesse no festival, separei 10 tópicos principais que podem lhe ser úteis na sua aprendizagem contínua sobre captação de recursos neste próximo semestre do ano:
1- A experiência sobre Legados do @Aldeias Infantis (parcerias com cartórios e escritórios de advocacia de família e sucessões) e as perspectivas de sustentabilidade financeira.
2- Captação de recursos é sobre relacionamento.
3- Modernização e inovação na captação de recursos: melhoria contínua das plataformas de doações online.
4- Atuação e engajamento do Conselho de Administração, a lógica do investimento e retorno e o seu papel no fortalecimento da captação de recursos.
5- LinkedIn, uma poderosa ferramenta de relacionamento: Frequência e interação sempre.
6- Storytelling, a ferramenta mais poderosa que conecta pessoas com causas.
7- O mercado de captação de recursos possui grandes especialistas, fornecedores e a exigência de conhecimento técnico e melhoria contínua aumentou.
8- Captação de recursos centrada no desenvolvimento e fortalecimento institucional como estratégia positiva para alavancar o impacto social.
9- Campanhas de captação: experimentação, testes e melhoria contínua. O doador no centro da tomada de decisão e da comunicação.
10- Pessoa, Plano e Processo: essa é a tríade para estruturação de uma área de captação de recursos previsível.
(Continuo nos comentários)