Em português, Fulfillment é implementação, execução, cumprimento ou realização. Envolve uma série de setores, como logística, suprimentos, comercial etc e gera benefícios, como:
- Agilidade
- Redução de custos
- Escalabilidade do negócio
- Satisfação do cliente
Na prática!
O fulfillment começa no Estoque, com excelência no processo de armazenamento dos produtos. É ainda mais eficaz quando conta com um sistema que garanta o controle de inventário e a reposição.
Na sequência, é a vez da Separação. Após o recebimento dos pedidos, é hora de localizar e separar com exatidão o produto a ser enviado. Aí partimos para a etapa da Embalagem. A agilidade, junto com o cuidado para que não ocorra nenhuma avaria, é fundamental.
Chega a hora do Transporte, que acontece do armazém até o endereço de entrega – onde pontualidade e integridade são primordiais. Ah! Nesta etapa, a possibilidade de rastreamento em tempo real faz toda a diferença para a satisfação do cliente.
E o trabalho não termina aí. O cuidado segue após a entrega, que inclui receber feedback do cliente e, quando necessário, administrar trocas e devoluções – o que demanda todo um novo processo.
Além de salvaguardar a reputação da sua loja, dedicar-se à excelência do Fulfillment otimiza o processo e evita custos extras, atrasos ou qualquer outro imprevisto.
Ah! E também é uma ótima escolha para aqueles que optam por terceirizar processos. Exemplos de grandes empresas que terceirizaram etapas do Fulfillment – o que é bem comum nos Estados Unidos – é a Amazon e o Mercado Livre.
#fulfillment #agilidade #processosgerenciais
Analista De Customer Service.
2 mParabéns Milena, o vídeo tá incrível. 😊👏🏻