Recentemente fizemos uma enquete sobre como cada profissional organiza seu home office. O tema gerou dúvidas sobre ergonomia e, atendendo aos pedidos da nossa equipe, hoje recebemos, no Papo de Sexta, a terapeuta ocupacional Erica Juliboni para tratar do assunto. A especialista falou sobre os riscos físicos, organizacionais e cognitivos para minimizar doenças ou lesões ocupacionais.
De acordo com Erica, é recomendado fazer pequenas pausas para não ficarmos sentados na mesma posição durante muito tempo. Aqui vai uma dica prática: ao invés de deixar garrafas disponíveis no cômodo de trabalho, busque a água ou o café na cozinha. "O risco já se inicia quando ficamos por duas ou mais horas sem se levantar", alerta.
Erica explicou ainda que o ideal é ter tudo ao alcance em até 65cm de distância. Contudo, objetos de uso mais frequentes devem ficar em um raio de 45cm. E, claro, a cadeira também importa: "Os braços devem ficar rentes à altura da mesa. Comprar uma cadeira é como comprar um colchão. É importante pesquisar bastante porque não necessariamente a melhor é aquela com um preço mais elevado", ressaltou.
A melhoria da ergonomia no local de trabalho sempre deve abordar os aspectos da saúde física, emocional e mental. Ao diminuir o desgaste, melhora-se o bem-estar, a saúde e a segurança. Afinal, não adianta nada ter equipamentos avançados se não se faz um uso adequado deles.
Confira o checklist que a Erica preparou. Você se sentiu inspirado a deixar o seu cantinho mais ergonômico? Conta nos comentários.
--
2 mAnos coloco currículo no site da empresa, porém acho que não funciona o site. Será que tem outro meio de enviar currículo?