Tenho a sorte e a oportunidade de conhecer os muitos "Brasis" por causa do trabalho em audiovisual e fico feliz quando me deparo com conteúdos que destacam a pluralidade do nosso país. Por isso, gostaria de compartilhar com vocês alguns pontos da ótima pesquisa "O Brasil e o Audiovisual" publicada pela Plataforma Gente, da Globo, que é uma excelente ferramenta para quem cria conteúdos e projetos nas mais diferentes áreas da cultura.
Sugiro que você leia a pesquisa inteira. O que destaco tem relação com a minha forma de criar e pensar o audiovisual em termos sociais e culturais.
- 37 milhões de domicílios são chefiados por mulheres.
- O Brasil não é só São Paulo ou o Rio. Existe um país que vai além do eixo RJ-SP e isso se reflete nas narrativas, nas representações, nas músicas, na comida, cenários, economia, biomas, modos de se vestir, falar e pensar. Em cada canto desse país existe história pra ser contada.
"Nos últimos 10 anos- 115 obras brasileiras exibidas em Cannes e Berlim. 55 vieram de produtoras fora do eixo Rio-SP, (Cordisburgo, Ceilândia, Contagem, São Carlos e estados como Pará, Amazonas e Rio Grande do Norte."
- A importância de maior investimento em pesquisa audiovisual para mapear recortes subnotificados, como das pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+, Indígenas. Se a gente "decupar" esses recortes vamos longe em quantas histórias ainda não foram contadas e que podem representar oportunidades imensas de valorização da cultura, de justiça e de discussão.
- As pessoas querem se ver nas telas e pra isso a gente tem que ter diversidade de visões de mundo, de origens e de vivências desde o início dos projetos. Isso já tá colocado, mas é bom insistir nisso. Conversas, participação em grupos, rodas, espaços culturais .. até comer junto já é uma forma da gente se conectar com as histórias dos outros e sair da nossa bolha.
- Ainda que a pesquisa aponte o audiovisual como um setor estratégico para fomentar a economia criativa e para afirmar a identidade brasileira, para 82% das pessoas negras a representatividade na TV é pequena.
- Em relação aos sentimentos da população brasileira, os dados apontam que vivemos entre a esperança e a ansiedade. A esperança ganha (37%), mas a ansiedade está lá, rondando, com 30%. Neste sentido, a pesquisa mostra que houve uma tendência de busca pela nostalgia. Parece que as pessoas estão querendo voltar a um tempo em que as coisas eram mais simples e leves.
- Histórias da floresta e valorização de patrimônios culturais indígenas- Depois de décadas de atraso e com produções que prestaram verdadeiro desserviço à representação dos povos indígenas na TV, volta-se a atenção para as cosmologias indígenas em novelas, séries, filmes e especiais.
Vale a leitura e a reflexão.
Se você leu algo que te chamou a atenção, comenta!
Acesse: https://lnkd.in/dbFZt522
#audiovisual #audiovisualbrasileiro #projetosaudiovisuais
Gerente de Projetos | Educação | Políticas Públicas | Treinamento e Desenvolvimento
3 mSou muito fã!