T&D para uma funerária?
Ano passado eu recebi uma notificação no meu telefone que me fez tremer as pernas. Era uma mensagem da funerária da minha cidade, solicitando meu número de telefone e dizendo que precisavam falar comigo urgente.
Pensei que algo tivesse acontecido com algum amigo ou familiar.
Peguei um café, tomei aquele gole amargo de coragem e atendi a ligação.
Do outro lado da linha, estava a proprietária da maior e mais antiga funerária da região.
Quando falei "Alô", ela imediatamente começou a falar o quanto aquela ligação era estranha e que sabia disso, mas que eu não precisava me preocupar.
O motivo do contato não era nada do que eu imaginava. Eles me ligaram para elogiar meu desempenho em concursos de oratória nos quais eu havia participado, pois viram nas redes sociais e nos jornais locais a repercussão positiva de ter ganho o concurso.
E naquele momento ela viu uma luz para ajudar no desenvolvimento dos seus colaboradores.
Um "Graças a Deus!" eu soltei. E demos risadas juntos.
Nunca imaginei que uma funerária me procuraria para trabalhar o poder da oratória com seus colaboradores, mas aconteceu, e foi incrível.
A princípio, poderia parecer mórbido para outras pessoas, mas a proprietária explicou que estavam preocupados com a humanização do atendimento, buscando melhorias para melhor atender seus clientes no momento mais frágil de suas vidas.
Visitei a funerária, conheci as urnas, os processos internos e como ocorrem as cerimônias de luto. Foquei no atendimento, desde a ligação inicial até o atendimento final ao cliente.
Durante meses, realizamos formações semanais.
Formamos atendentes empáticos, com escuta ativa, sensibilidade e tato para lidar com assuntos delicados. Trabalhamos a importância de transmitir uma mensagem de conforto no momento mais difícil.
Agora, a funerária conta com profissionais preparados para deixar mensagens de conforto para aqueles que ficam, sentindo a saudade de quem partiu.
Realmente, nunca imaginei como seria esse trabalho, mas hoje, meses após finalizarmos o treinamento, senti a necessidade de compartilhar como a educação pode fazer a diferença.
Afinal, todos passamos ou ainda vamos passar por essa situação sensível, e buscamos um espaço de acolhimento e respeito pela dor.
Para mim, essa é a magia do treinamento e desenvolvimento: ele reside na troca humana, onde cada história compartilhada enriquece a alma e expande os horizontes de todos.
Como dizia Darcy Ribeiro, "Educação é, acima de tudo, humanização."
Que mais espaços possam refletir sobre suas práticas e buscar melhorias.
Assim, com certeza, teremos mais atendimentos humanizados, mais empatia e, principalmente, mais conforto e acolhimento nos momentos mais difíceis da vida.
E para você, onde mais o treinamento e desenvolvimento poderia fazer a diferença?
#TreinamentoEDesenvolvimento #Educação #Humanização #Oratória #AtendimentoHumanizado #Empatia #Aprendizado #Funerária
assistente administrativo
2 mFiz curso na área forense e meu sonho é trabalhar na Zelo