Ontem e hoje tive o prazer de acompanhar, assistir alguns dos painéis do evento da ABCIS - Associação Brasileira CIO Saúde.
Parabéns à Associação, Vitor Ferreira, Alex Vieira e todos os organizadores e ao Hcor e aos painelistas pelo trabalho! 👏
Entre tantos debates enriquecedores, destaco os dois últimos painéis, que trouxeram reflexões muito relevantes sobre as necessidades do setor.
- A #experiência está em alta: tanto a do #paciente quanto a dos profissionais, reforçando a importância de investir em #UX (User Experience) para entregar #valor e eficiência.
- #Interoperabilidade é imprescindível: mais que um desejo, é uma necessidade #estratégica e uma meta do setor. Porém, para que seja plenamente eficaz, é essencial otimizar as bases—"a fundação precisa ser sólida para sustentar uma construção grandiosa".
- #InteligênciaArtificial (#IA) como aliada: ela enriquece análises e apoia a tomada de decisão, mas depende de uma #infraestrutura bem estruturada, #processos integrados e #dados seguros e de #qualidade para alcançar seu potencial máximo.
O que mais me marcou foi a necessidade urgente de aproximação entre áreas: a TI integrada ao ambiente clínico e assistencial, colaborando de forma ativa com terapeutas e todo o ecossistema de um estabelecimento de saúde. Essa sinergia é essencial para que a TI caminhe lado a lado com o negócio, criando soluções que realmente atendam às demandas do setor e impactem positivamente pacientes e profissionais.
O moderador também compartilhou "um sonho": uma #organização que vá além de áreas definidas e #projetos restritos a silos. Ele destacou a importância de times inter e #multidisciplinares trabalhando de forma #rativa, com um objetivo claro: entregar #valor real ao negócio e às pessoas.
Por fim, a #segurança, que hoje é uma das maiores preocupações. Como inovar, transformar e adaptar sem antecipar as crises que um ataque #cibernético pode causar? E, mais importante, como isso impacta o principal foco desses estabelecimentos: o cuidado com a pessoa que está no centro de todo o processo e propósito?
A resposta que ficou clara é a necessidade de adaptação com soluções "by design": interoperabilidade, segurança e #privacidade integradas desde a concepção, garantindo resiliência e proteção em cada etapa.
Analisando tudo isso, fica evidente que só será possível alcançar esses objetivos abraçando o trabalho #colaborativo através da #agilidade. Isso significa garantir #empatia, promover um ambiente de comunicação segura e alinhar valores entre as equipes. Agilidade e segurança precisam caminhar juntas para construir, sobre um terreno firme, a tão desejada e importante interoperabilidade e entregar valor de forma consistente e sustentável.
#Saúde #Inovação #TIeNegócios #Interoperabilidade #UX #IA #Agilidade #Segurança #Privacidade
ENG. DE SEGURANÇA DO TRABALHO | COORD. DE SEG.TRABALHO | EHS | SESMT | GESTÃO DE RISCOS | PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS | SGI | AUDITORIA | SISTEMAS DE ACREDITAÇÂO | MEIO AMBIENTE
3 mParabéns William Laier e Antonio Carlos Barbosa, com certeza foi mais um prêmio de grande importância para o time. Isso mostra o quanto o engajamento de pessoas comprometidas levam a verdadeiras conquistas.