JBS: abertura de capital na Bolsa de Valores de NY
Com os riscos eminentes para o aumento do desmatamento e a segurança climática global, com uma possível alavancagem de capital incentivada pela pretendida listagem da JBS na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), nós, da Mighty Earth, apresentamos um conjunto de denúncias à U.S. Securities and Exchange Commission (a CVM dos Estados Unidos) apontado US$ 3,2 bilhões em títulos fraudulentos vinculados à sustentabilidade da empresa. Agora, pela primeira vez, tornamos público o conjunto dessas denúncias, disponibilizando-as em nosso site.
Por meio de nossa reclamação inicial, em janeiro de 2023, alertamos à SEC sobre como a JBS – a maior empresa de carnes do mundo, com emissões de gases de efeito estufa maiores que a Espanha – ludibria investidores com seus planos de zero emissões, que além de não serem validados, não cobrem as emissões da cadeia de suprimentos da empresa - o chamado 'Escopo 3' do Acordo de Paris. Algo inaceitável, já que, segundo a própria JBS, as suas emissões de Escopo 3 respondem por 97% de sua pegada climática total.
Nosso conjunto de denúncias vem atraindo a atenção global para a falta de transparência da JBS em relação ao seu comprometimento de zerar emissões até 2040. Com base nelas, por exemplo, a procuradora-geral do Estado de Nova York (Office of the New York State Attorney General), Letitia James, abriu um processo contra a JBS por alegações climáticas fraudulentas.
À SEC, pedimos que considere as nossas alegações em seu processo de avaliação que deve decidir se a JBS poderá ser listada na NYSE — o que chamamos como o "IPO mais decisivo da história para o clima do planeta".
Acesse as denúncias e saiba mais sobre o que estamos fazendo, no artigo escrito pela minha colega Jordan McDonald: https://lnkd.in/eFRmsm9B
Na foto, temos Amanda Hurowitz (diretora da Mighty Earth), Kevin Galbraith (advogado da Mighty Earth), edivan guajajara (ativista e cineasta indígena) e Glenn Hurowitz (CEO da Mighty Earth) na entrega da primeira denúncia na sede da SEC, em Washington, em 17 de janeiro de 2023.
Operador de equipamentos na JBS
2 mTou parado trabalhei 13 anos na na JBS tucumã ,