PROGRAMA DE EMANCIPAÇÃO PELO TRABALHO
Incluir pessoas com deficiência no mundo do trabalho sempre foi um grande desafio, contudo, esta ação tem progredido consideravelmente com o passar dos anos. As Leis tem assegurado oportunidades para que mais pessoas com deficiência alcancem este objetivo. A Lei de Cotas número 8.213/1991 determina que empresas com cem ou mais empregados reservem entre 2% e 5% das vagas para trabalhadores com deficiência. A Lei e outras ações como as promovidas pelas instituições especializadas como APAE, tem proporcionado um avanço no acesso ao trabalho e igualdade de oportunidades, para pessoas com deficiência.
A APAE de Lavras através de seu Programa de Emancipação pelo Trabalho/PROET, tem obtido sucesso na colocação de jovens no trabalho formal.
O Programa é desenvolvido em 3 etapas, Preparação para o Trabalho, trazendo atividades que fazem parte da rotina de trabalho, Qualificação para o trabalho, etapa onde os aprendizes estão se qualificando para desenvolver atividades especificas de um local de trabalho formal e por fim, a Colocação no Trabalho, onde os até então aprendizes, passam a ser funcionários formais. As atividades desenvolvidas em cada etapa proporcionam ao jovem oportunidades de desenvolver habilidades necessárias para serem contratados.
A APAE de Lavras destaca-se pela colocação em vários setores do nosso município, temos muitos jovens colocados em Supermercados, destacando os Supermercados Rex, que foi a empresa pioneira na Colocação de aprendizes pelo Programa, Escolas, Hospitais, e uma grande parceria com as Empresas Magneti Marelli do Brasil e Expresso Nepomuceno.
Foram muitos os desafios que enfrentamos na colocação, considerando que para colocação ser eficiente, temos um tripé, necessitamos do preparo do jovem, do acompanhamento total da família e do envolvimento e olhar inclusivo da empresa. O trabalho do PROET se destaca pelo compromisso de fazer dar certo, procurando apoiar não só o jovem, mas também a família, através de encontros e reuniões de orientação, inclusive mostrando à família que seus filhos são capazes.
Ellen M L Carvalho /Diretora de Ações Educacionais