O QUE VOCÊ FAZ NA EXPO, QUE NÃO DÁ PARA FAZER NO SEU ESTABELECIMENTO?
A conversa começa com a estrutura do título no cartaz, que procura não generalizar, depois, precisamos compreender que não estou a me referir a perder dinheiro apenas na perspectiva de vendas.
Até ao que sei a Expo é uma Bolsa de negócio que por definição seria: Um evento organizado para reunir empresas, profissionais e clientes em um mesmo espaço com o objectivo de promover, exportar e vender produtos ou serviços. Eventos como este são comuns em diversos sectores da economia e servem como uma oportunidade de networking, lançamento de novos produtos, troca de informações e fechamento de negócios. Empresas montam stands onde apresentam suas ofertas ao público-alvo, que podem incluir consumidores finais (B2C), distribuidores, ou outros negócios (B2B).
Como uma empresa pode perder dinheiro na Expo?
Algumas empresas não têm plano estratégico, metas claras, não sabem identificar, comunicar e melhorar suas marcas, não conhecem e não investem no seu diferencial, não cuidam do branding e não sabem em quanto está avaliado o seu negócio. Tudo o que “sabem” é que o negócio deles “dá dinheiro”.
Entendendo a definição e os objectivos de eventos como a Expo, é importe que as empresas tenham feito o "trabalho de casa", porque fica difícil atrair investidores, parceiros e até mesmo clientes, tendo dificuldades em responder perguntas estruturantes sobre o seu negócio.
Algumas estão a perder dinheiro por não saberem comunicar, atrair ,inovar e fidelizar.
Tem também as que são MAIS DO MESMO (Vendem os mesmos produtos, da mesma forma e para as mesmas pessoas). Isso faz com que o seu negócio seja obsoleto e não tenha força suficiente para captar e reter clientes novos.
Um outro aspecto que preocupa , é a CULTURA DE NEGÓCIO dos donos das empresas ou quem eles colocam para representar sua marca na Expo. Não basta ser bonito/a , ficar por trás de um balcão a mexer no telemóvel e falar o mesmo de sempre para todos que vos visitam, é preciso ir atrás , ser criativo, ter boa disposição para entender, recomendar, propor, negociar e convencer quem passa pelo seu stand.
Quem não presta atenção neste e noutros aspectos, perde dinheiro porque não vende, não faz Network, não agrega valor a sua marca, não solidifica relacionamentos, não atrai parceiros, não capta investidores e tudo o que carrega consigo é um Stand bonito e improdutivo.
O QUE NÃO SE PODE MEDIR NÃO SE PODE MELHORAR, assim se diz em gestão.
Você tem hábito de medir o seu negócio?
Você tem hábito de traçar mestas e objectivos?
Você sabe para onde vai e o que fará la?
Falta pouco menos de 2 dias para terminar, mas você pode fazer algumas mudanças e com certeza, VAI VENDER.
Apesar de tudo, você está de parabens, porque vai aprender com os seus ERROS.
Por: Valdimiro Fernando
#KPI