Todo trabalho tem que ter um significado.
E não importa se ele é operacional ou estratégico, se é feito silenciosamente em um escritório ou se é executado fora de quatro paredes, no meio das pessoas.
Qualquer função ou cargo que você exerça vai gerar algum impacto, seja no negócio ou nas pessoas.
Quando comecei a minha carreira, ainda como trainee na extinta Brahma - agora Ambev - recebi uma função bem inusitada: distribuir a famosa peça promocional da mão com o dedo indicador levantado - sinalizando o número 1 da cervejaria - aos foliões que curtiam o carnaval na Marquês de Sapucaí.
Eu já era formada e havia entrado como Trainee na Brahma para aprender sobre negócios e o mundo corporativo, mas me vi, logo em uma das minhas primeiras ações na companhia, distribuindo uma peça de marketing a pessoas diversas durante o Carnaval do Rio de Janeiro.
Quando contei isso aos meus colegas recém-formados na faculdade, lembro-me de receber alguns olhares e comentários negativos. Eles sugeriram que aquela função não era muito relevante.
Mas, a verdade, é que quando eu estava ali, no meio dos foliões, eu encontrei sentido no que executava.
Naquele momento em que eu entregava o número 1 às pessoas, contribuindo para a festa delas e, é claro, para a valorização da marca da empresa onde eu trabalhava, eu me senti legitimamente realizada.
É claro que eu sabia que podia fazer muito mais. E, sim, eu tinha o sonho de crescer na carreira executiva, como acabou acontecendo.
Mas, naquela função que me foi confiada, naquele dia, eu encontrei propósito e não apenas dei o melhor de mim, como também me diverti.
Não passou pela minha cabeça que aquele era um trabalho operacional, mas sim o impacto que ele tinha para a empresa e para as pessoas que estavam ali no sambódromo em celebração.
Na nossa carreira, às vezes resistimos a algumas tarefas que não têm tanto glamour como outras que almejamos realizar. Mas, nossa disposição, engajamento e interesse podem reacender quando nos perguntamos: qual o impacto desse trabalho? Como ele ajuda a construir algo maior?
Mudar a perspectiva pode transformar a maneira como encaramos nossas tarefas diárias, dar um novo significado ao que fazemos e abrir oportunidades para sermos o número 1 em tudo o que nos propomos a fazer.
#ClaudiaElisa
#Brahma
#N1
#Mentora
#Palestrante
#Propósito