Recentemente, tive a oportunidade de visitar vinícolas históricas na região de Champagne, incluindo a icônica Maison Veuve Clicquot, um símbolo de #empreendedorismo feminino que atravessa gerações.
Madame Clicquot, conhecida como "a Grande Dama de Champagne", deixou um legado inspirador. Com sua visão de longo prazo, ela revolucionou o método de produção do champagne e estruturou a empresa para expandir sua presença ao redor do mundo. Embora a Maison Veuve Clicquot não esteja mais nas mãos de sua família fundadora, o impacto de sua liderança foi tão transformador que a marca é hoje mantida por um dos maiores grupos econômicos do mundo, a Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH).
Como mulher e profissional dedicada a ajudar empresas em processos de #sucessão patrimonial, vejo de perto os desafios enfrentados por famílias empresárias: alinhar interesses, preservar valores e garantir que o patrimônio – tangível ou intangível – prospere por gerações. Assim como nas vinícolas históricas, uma governança bem estruturada é essencial para que essas empresas enfrentem as transformações do tempo e permaneçam relevantes.
Empresas familiares bem-sucedidas, assim como um bom vinho, são o resultado de cuidado, paciência e #estrutura sólida. Histórias como a de Veuve Clicquot nos mostram que planejar o futuro é tão importante quanto valorizar o presente. Pensar em #governança é refletir sobre como transformar o legado do seu negócio e da sua família, garantindo que ele floresça nas próximas gerações.
confeiteira
1 mTenho bastante tempo de experiência