Este final de semana, em mais um encontro incrível do curso da Nortus, me flagrei admirando o extenso currículo da nossa educadora do módulo de Concretização Exata, a Aline Sirotto e comentando com o meu colega “Nossa, como ela é inteligente, olha o quanto ela já estudou!”.
A partir dessa situação, pude refletir e fazer algumas conexões com pensamentos prévios sobre o processo de aprendizado contínuo: para ser um excelente profissional, é preciso muito preparo e para estar preparado, é preciso muito estudo, muito conhecimento para adquirir novas capacidades.
Eu sempre gostei muito de estudar. Isso faz com que eu sinta que estou acompanhando a evolução e complexidade do mundo, me especializando, me tornando o tipo de pessoa que eu gosto de ter por perto e de conversar: pessoas inteligentes, que tem repertório. Aquele tipo de pessoa que, ao conversarmos, sempre saímos com algum novo aprendizado. Sempre foi uma questão de ser melhor do que eu fui ontem.
Muitas pessoas tem medo do novo, do desconhecido e isso é normal. Nosso corpo está programado para economizar energia e viver na zona de conforto. Mas é importante ter em mente, como foi abordado também neste módulo, que “se está difícil, é falta de preparo”. Gosto de pensar que quando não sabemos de algo, não sabemos AINDA. É nesse momento que surge a oportunidade (por interesse próprio ou por necessidade do negócio e sistema em que estamos inseridos) de começar a busca por informações, seja através de cursos longos ou rápidos, artigos, podcasts, conversas com especialistas do assunto, etc.
Quando você deixa de buscar conhecimento, com muita rapidez se torna obsoleto, pois tudo ou todo aquele que não se desenvolve, está morrendo.
E para finalizar, deixo aqui uma provocação:
Como você está se preparando para ser melhor que você foi ontem, para acompanhar a evolução do mundo e do ambiente em que está inserido?
Eng Eletricista | Coordenador de Manutenção
2 mPaloma Machado