Como a IA será utilizada nos Jogos Olímpicos.🤖🏅
Insights
· Pela primeira vez, o Comitê Olímpico Internacional (COI) possui uma agenda específica sobre Inteligência Artificial (IA). O objetivo, é definir o curso para o futuro da IA no esporte com liderança responsável abraçando a mudança e preservando os valores olímpicos.
· A agenda do Comitê leva em consideração as mudanças rápidas nas tecnologias da IA e busca organizar as formas em que as ferramentas podem ser utilizadas para ajudar no desempenho de atletas, garantir o fair play, otimizar as operações do evento e transformar a experiência do espectador.
· Para os atletas, individualmente, existem diversas aplicações. Uma delas usa banco de dados de desempenho, características físicas e habilidades para identificar talentos. Outra importante utilização da IA é na identificação de padrões ocultos no desempenho dos atletas. Com base nesses dados, as ferramentas podem ajudar os treinadores a propor treinos mais adequados e darem instruções personalizadas para auxiliar na prevenção e reabilitação de lesões.
· Essas ferramentas podem compor um sistema de treinamento mais econômico e acessível do que os tradicionais, às vezes exigindo apenas um smartphone.
· Outra área que pode se beneficiar do uso da IA é a arbitragem. O COI regula como essas tecnologias devem ser utilizadas para tornar as decisões e pontuação mais transparentes e objetivas.
· Ferramentas de IA também serão usadas para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a sustentabilidade nas Olimpíadas. Assim, aplicações de IA podem ser usadas para coisas como a otimização do transporte, o treinamento da força de trabalho e a venda de ingressos.
· As Olimpíadas também terão uma ferramenta oficial de IA para compilar automaticamente os melhores momentos de 14 esportes. A ideia é analisar e resumir os conteúdos publicados pela imprensa com comentários automatizados.
· Já do outro lado da tela, o COI estima que os Jogos Olímpicos mobilizem meio bilhão de comentários nas redes sociais. Ferramentas de IA serão utilizadas para identificar e avisar as plataformas sobre publicações nocivas, com a intenção de proteger os atletas. Os dados coletados devem ser utilizados para entender melhor a violência online no esporte e desenvolver políticas e intervenções baseadas em dados para ajudar a criar ambientes física e psicologicamente seguros para os atletas.
· Cada lance e movimento de atletas durante as Olimpíadas é registrado em vídeo em diversas câmeras. Para organizar os milhares de registros, o COI, em parceria com a empresa chinesa Alibaba, criaram um sistema de armazenamento na nuvem chamado OBS Cloud.
· A solução oferece uma alternativa ao investimento pesado para os detentores de direitos de mídia e as cidades-sede, pois o conteúdo relacionado aos Jogos Olímpicos pode ser transmitido pela nuvem, reduzindo efetivamente a pegada de carbono.
#ia #olimpiadas