A convergência tecnológica que está em curso e o atual contexto da denominada Quarta Revolução Industrial, que engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, ocorre de forma acelerada. O setor de telecomunicações é um dos pilares desta revolução e, portanto, impacta e é impactado pelas inovações, avanços e riscos que decorrem das transformações em andamento.
Esse tema foi considerado relevante durante a pauta prioritária do Comitê Permanente de Infraestrutura de Telecomunicações da Anatel presidida pelo conselheiro Alexandre Freire. Grandes agentes do setor especializado e outras instituições foram convidadas ao longo do ano para apresentarem suas considerações.
Os data centers emergem como componentes vitais da infraestrutura crítica do ecossistema da internet, atuando como centros neurais onde dados são processados, armazenados e distribuídos.
Um planejamento adequado pensando em consumo de energia, implementação em locais estratégicos em linhas de transmissão é distribuição de energia e também de dados, considerando o desenvolvimento regional diversificado é um avaliação que cada setor econômicos e social devem repensar. Além disso, os data centers desempenham um papel fundamental no suporte a cloud computing, que é um componente cada vez mais relevante na economia digital.
A resiliência e a segurança são outros atributos importantes dos data centers e de cloud computing, já que são concebidos para assegurar alta disponibilidade e proteção robusta, aspectos críticos para preservar a integridade e a continuidade das comunicações e serviços digitais. Por fim, a escalabilidade e a flexibilidade oferecidas pelos data centers, especialmente quando associadas ao uso de cloud computing, são indispensáveis para uma adaptação ágil às demandas emergentes, decorrentes da rápida transformação digital da sociedade.
Além disso, o cloud computing proporciona acesso flexível e escalável a recursos computacionais, permitindo que empresas e pesquisadores executem algoritmos de IA em larga escala sem precisar investir em infraestrutura própria, a custos acessíveis.
No setor de telecomunicações, a implementação da tecnologia 5G requer menor latência e maior velocidade, atributos nos quais os data centers e cloud computing desempenharão um papel fundamental. Isso viabilizará novos modelos de negócio, como o gerenciamento de enormes quantidades de dispositivos IoT e realidade virtual.
A implementação do 5G traz conexões móveis com velocidades muito superiores ao 4G, viabilizando a massificação de IoT, realidade virtual e inteligência artificial, entre outras tecnologias que exigirão maior densidade e proximidade da infraestrutura de conectividade, incluindo data centers, o que é chamado de computação na borda.
Parabéns a você e a Kyndryl pela revolução que estão fazendo na indústria de telecom 👍👍