O que a WEG faz em inovação?
WEG é a 8ª empresa mais inovadora do país e sente efeito nos negócios.
Em 22 anos de carreira na WEG, Rodrigo FUMO 🚀 passou por diversas áreas de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento na companhia. Não apenas no Brasil, mas também em unidades nos Estados Unidos, Áustria e China, até assumir, em abril deste ano, o cargo de diretor-superintendente de motores industriais da multinacional. Nesse período, o executivo aprendeu algumas coisas sobre a cultura da empresa catarinense, vencedora do prêmio Valor Inovação na categoria eletroeletrônica e uma das dez empresas mais inovadoras do país. “Temos uma mentalidade de melhoria contínua, de engajamento e de persistência para chegar aonde queremos, que faz parte da filosofia da WEG desde a fundação e que é fundamental para a inovação”, explica. Na prática, isso significa impulsionar os negócios.
Em 2023, a empresa investiu R$ 832,5 milhões em pesquisa e desenvolvimento, o equivalente a 2,6% de sua receita líquida operacional no ano. “A gente enxerga inovação como uma mola propulsora e um ambiente provocativo”, continua Fumo. “É o que nos leva a buscar o que fazer diferente para estar à frente do mercado e mais bem posicionados do que os nossos concorrentes, não apenas no Brasil, onde temos entre 80% e 85% do market share de motores elétricos, mas também no cenário global”, diz.
Com isso, inovar é uma alavanca que permite à WEG capturar novas oportunidades de negócios em todo o mundo. “Se você não inova, fica limitado no seu crescimento”, diz Fumo. O diretor acrescenta que a inovação envolve riscos calculados. E isso está previsto na estratégia da WEG. “Costumo dizer que a gente vai colocando pequenas moedas em iniciativas complementares ao nosso negócio principal e vai escalonando os projetos passo a passo para diluir o risco.”
Traduzindo: a empresa não coloca grandes quantias em projetos absolutamente novos, em áreas nas quais não tenha domínio. Uma política alinhada com a estratégia de internacionalização da própria WEG, que busca verticalizar suas cadeias de produção nos países em que atua. “A gente começa um projeto devagar, faz com fornecedores, até começar a fazer a maior parte dentro de casa, para maximizar as nossas margens”, explica Fumo.
Hoje, a WEG conta com 32 centros de P&D, 11 deles no Brasil e 21 no exterior. Além disso, tem 128 laboratórios em todo o mundo para testar produtos e fornecedores. “Isso é fundamental para garantir que vamos sempre entregar a mesma qualidade e confiabilidade da matriz, em todos os mercados”, diz o executivo. A estrutura global de pesquisas também permite à WEG testar peças e materiais alternativos que possibilitem à empresa reduzir custos sem perder a qualidade.
O uso de prototipagem virtual ajuda a diminuir o risco em novos lançamentos de produtos e soluções da WEG no mercado global. “Usamos essa tecnologia para simular o comportamento dos produtos, antes mesmo da construção do primeiro protótipo físico”, explica Fumo.
Account Manager | Executivo de Negócios Pleno | Executivo Comercial | Representante de Desenvolvimento de Negócios | Inside Sales
1 mParabéns por toda a entrega pessoal, com certeza virá muitos reconhecimentos pela frente!! Vocês são demais!!!