Recentemente li um post muito interessante de Glen Cathey em que ele argumentava sobre a utilização de IA ( Inteligência Artificial) para a personalização de currículos para vagas.
Como na YOUP CONSULTORIA DE CARREIRA o foco é aproximar pessoas e oportunidades, utilizamos ferramentas na construção dos currículos e a IA é uma delas. Foi muito bem pontuado por Glen que a prática é bacana até o momento que muitos candidatos fazem o mesmo, isso porque começa a surgir uma gama de currículos parecidos e igualmente qualificados para as vagas.
Outro problema que ele traz no texto é que adaptar o currículo para a oportunidade pode trazer atividades combinadas com a descrição da vaga e não atividades em que o candidato realmente tem aptidão!
Lembrei de um caso que vivenciei recentemente, um profissional me pediu apoio para uma entrevista de emprego, meu apoio consistiu em prepará-lo para essa entrevista, no nosso bate papo, analisei que a pessoa com quem conversava, não era de fato o dono do currículo que tinha em mãos, ou seja, o currículo estava totalmente fora da realidade de experiência daquela pessoa!
Ajudando profissionais e empresas a darem o match perfeito, entendo que a honestidade no currículo é fundamental, não tem como sustentar na entrevista o que não se viveu na pele... e ainda que consiga "enganar" o recrutador, será que no dia a dia de trabalho as máscaras não caem? Certamente que caem!
Então, a #dicadehunter de hoje vai para profissionais de carreira, que assim como eu, tem a responsabilidade de ajudar pessoas em recolocação:
1 - Deixe claro para seus assessorados os gaps de sua atuação, não coloquem no currículo o que não é possível sustentar numa entrevista.
2 - Em vez de produzir em massa currículos personalizados usando ferramentas de IA, concentre-se em criar currículos de alta qualidade e personalizados que destaquem as habilidades, experiências e realizações únicas dos seus clientes.
3 - Vá além da simples correspondência de palavras-chave nas descrições de cargos. Pesquise a empresa, entenda a função e personalize o currículo para demonstrar um interesse genuíno e uma compreensão dos requisitos e desafios específicos da posição.
4 - As ferramentas de IA podem ajudar na formatação e otimização de palavras-chave, mas não deixe que elas substituam seu toque humano. Revise com atenção, use linguagem personalizada e mostre sua personalidade para se destacar da multidão.
Quando alguém confia na gente, é preciso responsabilidade para cuidar desse interesse.
#carreira #recrutamento #hiring
Especialista em Gestão de Mídias LinkedIn Arquivista/ Consultor de projetos junto ao Ministério do Planejamento e Orçamento
2 mAgradecimento por compartilhar