Publicação de Paolo Martins

Ver perfil de Paolo Martins, gráfico

Director

Outro dia eu vi um post de uma figura muito icônica! Cesario Nakamura, ex-CEO da Alelo. Ele estava comentando de seu período sabático. Isso me inspirou a querer compartilhar algo com vocês, principalmente, pra quem não passou por esse momento ainda! É a minha primeira experiência de recolocação em 15 anos. E que lição de vida tem sido até aqui! Ela gera um pouco de ansiedade? Claro! Eu acho que o mercado de tecnologia criou bolhas e um lugar de muito privilégio para quem está na área. Mas conversando com alguns executivos que já passaram por esse momento, percebi que é muito fácil acreditar, que por conta da sua qualificação, do seu networking, esse reposicionamento seja muito rápido! Pode acontecer? Sim! Nesse momento, estou em processos excelentes! Mas é importante saber que muitas das melhores posições, são definidas em ciclos mais longos. Inclusive, pra continuar nelas, tive que declinar uma que era financeiramente atrativa e de início imediato. É um risco? Sim. Mas são escolhas. O fato, é que a ansiedade faz parte de grandes momentos da nossa vida. O mais importante, é como lidar com ela! E um dos fatores fundamentais, que me traz esse privilégio de poder aguardar por uma oportunidade que realmente faça mais sentido, fica dentro da primeira dica: Organize-se financeiramente!!! Isso é fundamental. Para a outra dica, acho que posso dividir entre três perfis. 1) Profissionais que estão em um excelente momento de carreira, principalmente atuando nas “Top of Mind”, como estive nos últimos anos: * Dentro do seu melhor esforço, mantenha-se humilde, respeite seus competidores e esteja aberto. Construa relações duradouras! Quando estamos nessas empresas, o ego pode subir um pouco, é natural! Estamos na crista! Mas todas as oportunidades em que fui indicado até agora, foram através de profissionais que pude construir uma longa história. Alguns deles, até mesmo com uma "comunicação espaçada", mas que mantivemos o mesmo nível de admiração e respeito, mesmo com o passar dos anos. 2) Para os profissionais que estão em empresas enfrentando momentos mais complexos, em transformação ou até mesmo em retração: * Ajude a companhia neste período e mantenha-se positivo, mesmo sendo desafiador! Momentos de recessões, de instabilidade geopolítica, ou até mesmo de crises climáticas ou de segurança, podem impactar até as empresas mais sólidas! Neste exato momento, muitas empresas estão passando por desafios bastante expressivos. Fazer uma mudança, as vezes é necessário. Mas avalie a situação de todos os prismas possíveis! 3) Se você é um cliente que costuma consumir contratos de fornecedores: * Lembre-se de que eles são fundamentais para a estratégia da empresa. Você pode trocar de fornecedor, e talvez deva, em algumas situações. Mas é importante prever a saúde dessas relações, fazendo uma gestão de SLA e contratos, de maneira justa, parceira e humana! Espero ter contribuído aí de alguma forma! Abração! #Recolocação #Conexões #Aprendizados #Humildade

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Thiago Freitas

Gerente de Engenharia e Automação de Infraestrutura Cloud | Iac, AiOps, NoOps | Transformação Digital

3 m

Muito bom os pontos relatados, nunca pensei em passar por este momento, mas agradeço em estar nele, nestes quase 4 meses, estou podendo ter o privilégio de fazer com calma o que procrastinei por anos, meu próprio negócio, que andou de lado durante 4 anos, e hoje tenho a oportunidade de fazer com dedicação, mas foi a oportunidade de recolocação que me fez ir em frente. Hoje me sinto preparado para voltar, não sei se devo, rsrs mas aprendi muito!!!

Cesario Nakamura

CEO | Board Member | Mentor | LinkedIn Top Voice

3 m

Ola Paolo Martins! Muito obrigado pela referência em seu post! Pela sua formação e experiência tenho a certeza que logo estará assumindo um novo desafio! Como dicas adicionais sugiro a prática de atividade física, ótima para liberação de endorfina e a meditação para a ansiedade. No meu caso me ajudou muito durante a pandemia (se você é cético, como eu mesmo era, te convido a ler o livro 10% Mais Feliz do Dan Harris). Boa sorte!

Flavio Pereira

Executivo/Gestor de IT (Cloud) | Bradesco | DevSecOps | SRE | Azure | AWS

3 m

Excelente reflexão... Concordo 100%. Ainda não passei e/ou vivi esse processo diretamente, mas, a única certeza q tenho é que em algum momento acontecerá. Por muito tempo e momentos isso me gerava muita ansiedade e preocupação, o ponto q vc trouxe do planejamento/segurança financeira é o grande ponto, pois é o que garante a "frieza" para fazer as melhores escolhas... Top meu velho... Logo você estará de "volta no game"! #Tmj

Anderson F.

Business Development | IT Manager | FinOps | Public Cloud Delivery | Professional Services | AWS | Azure | GCP

3 m

Bons pontos Paolo Martins, para quem passou, está passando ou um dia passará pelo processo de recolocação.

Roberto Hengist, CCA/IBGC

CTO | Chief Technology Officer | Serviços Financeiros, Banking, E-Commerce e Educação

3 m

Ótima reflexão !!!

Rodrigo Poste

Associate Director na Accenture

3 m

Boa sorte na caminhada Paolo! Tenho certeza que será um processo muito curto e logo logo vc estará contribuindo com todo seu background em alguma organização sortuda por aí. Grande abraço.

Camila Friscio

Executiva de soluções de negócios na Dimensa Tecnologia | Gestão Financeira

3 m

Paolo Martins sua trajetória é muito bonita, tive a oportunidade de trabalhar com você, sendo liderada por você e tudo que escreveu é a mais pura verdade e exatamente tudo que você pratica! Já já você estará colhendo os frutos da árvore que plantou!

Letícia Oliveira

PMO | Governança - Cybersecurity Services na Accenture Brasil

3 m

O melhor dessa reflexão é saber que antes de dividir esses pontos aqui, você os segue na prática e com certeza vai colher desses frutos!!

Ver mais comentários

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos