Em 2022, após uma separação, eu me encontrei desestruturada de todas as formas que se pode imaginar, sem renda, sem profissão, sem identidade…E eu me reconstruir, me reconhecer pois eu não sabia mais o que gostava, quem eu era e do eu era capaz. Mesmo assim, eu enxergava um mundo de possibilidades.
Escolhi estudar tecnologia, mas nem computador tinha. Mas, achei uma pessoa que trocou uma bicicleta velha por um computador usado DEI SORTE, era um cara da TI ( o notebook era velho, mas ótimo!). Apliquei para o processo seletivo da Laboratoria Brasil DEI SORTE, fui aprovada! DEI SORTE de ter pessoas que me apoiam e que acreditam em mim. Para que uma mãe-solo possa sonhar com oportunidades em uma nova carreira.
Corta pro Web Summit Rio, quando a Laboratória divulgou o sorteio do ingresso pro evento, eu não tinha como ir. Mas, me inscrevi com a certeza que se eu ganhasse, dava um jeito. E deu, mas não sozinha. Em três dias me mobilizei, pedi apoio, vendi coisas e com a ajuda de familiares e amigos DEI SORTE, de novo.
Uma das lições desse evento é que tudo isso não é SORTE (benção, mas não acaso), é apoio e oportunidade. Sem isso não é possível sonhar e usufruir de quem a somos e de nossas capacidades. Outra lição, a gente sempre pode compartilhar e com os passos que a gente já deu ( mesmo que seja só um), ajudar quem ainda não deu nenhum. Vamos ser a sorte de alguém, apoiar e dizer que é possível.
E outra grande lição pra não esquecer, fui pro evento pensando “um evento internacional, legal poder entrar em contato com os grandes de fora”... não teve nada mais impressionante do que os palestrantes e as iniciativas DO BRASIL. Onde a pauta da inclusão das mulheres na tecnologia e da diversidade como motor de inovação estavam brilhando!
Espaços lindos promovendo educação e muita informação de qualidade como o da Vibra, o lounge Women in Tech do Banco do Brasil, histórias inspiradoras de mulheres na liderança como a Aline Oliveira Pezente. E uma última palestra linda do Genesson Honorato pelo Senac RJ-rj sobre o potencial do nosso Brasil para inovação pela diversidade, criatividade, siviração (termo genial), querência e a nossa capacidade de sonhar como maior potência.
Dos grandes de fora, eles parecem já ter entendido. Segundo o CEO da BairesDev, Nacho De Marco, as 5 softskills que vão diferenciar uma pessoa: pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade, comunicação e adaptabilidade. Tudo a ver com siviração e querência. E trocaria adaptabilidade por jeitinho Brasileiro. Temos qualidades para compartilhar com o mundo, se tivermos apoio e oportunidade de ser os grandes de dentro.
Da minha parte, só agradecimento ao apoio e oportunidade dados pela Laboratoria Brasil , família e amigos. E aos profissionais que compartilharam seus saberes na Web Summit Rio.
Agora, vou pra casa cheia de saudades do pequeno, que é a maior nutrição à minha capacidade de sonhar!
#websummitrio
Eu sou uma pessoa,Comprometida,Determinada,aprendo rapido,tenho pensamento critico e focada,Gosto de Trabalho em Equipe,valorizo muito Respeito,Lealdade,prezando por Justiça,Reciprocidade,sou uma pessoa Astuta.
2 mDeveria dar oportunidade para quem está mudando de carreira,e não tem experiência e essas empresas não está dando ajuda.😡