Gerente de Neonatos na Alta, Coordenador do Programa Alta CRIA e do Padrão Ouro de Criação de Bezerras e Novilhas Leiteiras. Pós-Doutorado em Zootecnia pela UFMG
Você por dentro da ciência com bezerras leiteiras no mundo! Título: REVISÃO: Fatores nutricionais e de manejo que influenciam a produção e composição do colostro em vacas leiteiras Autores: Westhoff et al. (2024) Local: J. Dairy Sci. Traduzido por: Rafael Azevedo Nessa revisão de literatura, foi concluído que a produção e a composição do colostro apresentam variabilidade individual, de rebanho e sazonal. Embora múltiplas variáveis animais e ambientais tenham sido associadas à produção de colostro, os investigadores ainda não tiveram sucesso para explicar essa variabilidade. A nutrição e o manejo pré-parto, bem como a interação com o metabolismo materno, parecem afetar a produção de colostro. No entanto, as estratégias adequadas na exploração para melhorar a produção de colostro permanecem limitadas, em parte devido ao nosso conhecimento incompleto sobre os mecanismos reguladores da formação de colostro. O armazenamento de colostro continua a ser uma abordagem eficaz para superar períodos de baixo fornecimento de colostro. O manejo pós coleta do colostro deve se atentar a contaminação bacteriana e estudos futuros precisam quantificar o efeito nos componentes colostrais e, em última análise, na saúde dos bezerros.
Zootecnista
8 mSuplementação de colina para vacas no pré parto, é uma das estratégias nutricionais e de manejo, a melhorar quantidade e qualidade de colostro.