A Companhia Paranaense de Gás Compagas apresentou o plano de expansão da empresa para o Norte do Paraná em evento na ExpoLondrina 2024, realizado no começo do mês de abril.
O CEO da companhia, Rafael Lamastra Jr, anunciou a retomada da operação de distribuição de gás canalizado em Londrina, com o atendimento industrial, e novos investimentos para o atendimento aos mercados residencial, comercial e veicular.
“Com investimento de R$ 80 milhões, vamos iniciar o plano de expansão da Compagas previsto no novo contrato de concessão pela região Norte do Paraná, a começar por Londrina, com a construção de novas redes de distribuição que atenderão, num primeiro momento, as indústrias, mas que também chegará aos setores comercial e residencial. Nossa expectativa é atender também a nova cidade industrial e oferecer ao mercado um polo industrial verde, por meio do fornecimento do biometano, o nosso gás natural renovável”, destaca.
O objetivo da Compagas é retomar o atendimento em Londrina a partir do segundo semestre de 2025, a começar pelo setor industrial por meio da rede de distribuição de cerca de 6 quilômetros já instalada e, para isso, iniciou negociações com potenciais consumidores e supridores. Além de Londrina, o município de Maringá também está contemplado no ciclo de expansão, com atendimento por meio do gás canalizado.
Outro objetivo é a possibilidade de atender a região com o biometano, um gás renovável e alinhado às metas de sustentabilidade.
No evento o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou a importância da rede de gás natural para a região. “#Londrina é um município com alto potencial industrial. Nos últimos anos tem atraído grandes indústrias e que instalam aqui seus centros de operação, distribuição e logística e agora com a retomada da operação da Compagas com a rede de gás canalizado teremos ainda mais desenvolvimento industrial em nossa cidade”, disse o prefeito.
De acordo com o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o anúncio feito pela #Compagas é importante para fomentar mais empresas na região industrial de Londrina. "Além disso, temos em pauta a descarbonização das nossas estradas. Para ter isso principalmente com os veículos pesados é importante ter a companhia como parceira e atuando na região de Londrina”, explicou o presidente da Invest Paraná.
Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), o deputado federal eleito Alex Canziani, a notícia vai transformar a cidade industrial de Londrina. "O condomínio industrial que temos na cidade está em construção e será o primeiro parque abastecido com biometano. Isto traz é um diferencial competitivo na atração de novas empresas, que vão contribuir com o desenvolvimento econômico da cidade", disse o presidente da Codel.
Atualmente, a Compagas possui uma rede de distribuição de mais de 880 quilômetros de extensão. Os mais de 54 mil clientes consomem cerca de 800 mil metros cúbicos/dia de gás.
#Paraná #GásNatural #GásCanalizado #Biometano
Sócio Fundador - Startup - S&A Química Aditivos para Combustíveis. Redução do Consumo e gases poluentes
1 mParabéns ao grupo RDP