Não há dúvidas de que, para combater as mudanças climáticas e cumprir com os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris, precisamos mudar a maneira como produzimos e consumimos energia. Para endereçar os múltiplos desafios que enfrentamos no setor, é imperativo que haja um investimento maciço em tecnologias inovadoras, que ofereçam não só benefícios econômicos e ambientais, como também melhores resultados operacionais por meio da eficiência energética e da digitalização.
Contudo, mais do que soluções inovadoras, outro grande desafio está em identificar e impulsionar os talentos que levarão essas tecnologias aos patamares que precisamos para acelerarmos a #TransiçãoEnergética na direção da descarbonização de nossas economias.
É por isso que, para inspirar a força de trabalho da próxima geração a escolher carreiras STEM e ajudar a impulsionar essa transformação, a #SiemensGamesa se uniu em 2021 à Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU para organizar a #UniversitiesForGoal13.
A competição multidisciplinar, busca mobilizar talentos universitários das principais instituições acadêmicas do mundo inteiro para desenvolver soluções inovadoras e disruptivas de energia e clima. Nesta edição, 32 profissionais da Siemens Gamesa dedicaram seu tempo para ajudar os alunos a melhorar não apenas a qualidade técnica de seus projetos, mas também habilidades cruciais, como gerenciamento de projetos e pitching.
Foi com muita alegria que recebi a notícia de que a equipe vencedora deste ano veio do Brasil, mais especificamente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, importante e reconhecido celeiro de talentos do setor energético.
Com o projeto "OG20W: recomissionamento de plataformas de petróleo e gás para energia eólica offshore", a equipe vencedora demonstrou os benefícios econômicos de investir em iniciativas sustentáveis, preenchendo a lacuna entre soluções de energia tradicionais e novas com uma interface interativa, que permite aos usuários selecionar as plataformas de petróleo e gás offshore mais bem posicionadas para serem convertidas em centros de energia eólica offshore, economizando bilhões de dólares em custos futuros de descomissionamento.
Meu muitíssimo obrigado aos colegas da Siemens Gamesa pela sua dedicação e parabéns à equipe vencedora, que pelo segundo ano consecutivo foi liderada por uma mulher. Um poderoso sinal de que estamos indo na direção certa — e um lembrete de que a conexão entre energia e diversidade é fundamental para impulsionar um futuro verdadeiramente sustentável.
Desenhista Projetista
2 mMeus parabéns meu camarada, ótimo profissional e uma excelente pessoal para se ter ao lado no dia a dia de trabalho.