A Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA) é uma resposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) aos anseios da sociedade, da Academia e da indústria no sentido de diminuir, mitigar e substituir o uso de animais em pesquisas e no setor industrial.
Esta Rede foi criada no ano de 2012 e é composta por três laboratórios centrais; o Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e o National Institute Quality Control In Health-Incqs, além de 39 laboratórios associados.
Os laboratórios associados, sejam públicos ou privados, de pesquisa ou prestadores de serviços, no âmbito regulatório ou não, estão espalhados pelo Brasil. Eles se concentram principalmente nas regiões Sul e Sudeste e atuam na área de cosméticos, medicamentos, agrotóxicos, dispositivos médicos, ambiental, entre outros.
Em dezembro de 2023, Leila Leal, professora da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento Farmacêutico e Cosmético ( NUDFAC UFPE ) e eu, Juliana Vecina, pesquisadora e diretora de estudos, da Mérieux NutriSciences - Brasil , fomos eleitas representantes desta Rede pelo período de um ano. Por isso, gostaríamos de chamar você para conhecer um pouco mais sobre a RENAMA.
Se você é um laboratório associado, compartilhe suas experiências em métodos alternativos!
Se você ainda não é um laboratório associado e trabalha com métodos alternativos, junte-se a nós e venha fortalecer a causa!
Para associar-se ao RENAMA, é muito simples. Entre no site da Rede (https://lnkd.in/dwpmrhj2) ou do MCTI (https://lnkd.in/dj88ngzF), faça o download do formulário, preencha e envie para o e-mail: renama@mcti.gov.br.
#indústriafarmacêutica #crueltyfree #pharmacology #DrugDevelopment #anvisa #economiacircular #DrugDevelopment #indústriacosmética #pesticidas #BRACVAM
Global Head of Business Development & Strategy at Zalika Farmacêutica, a Brazilian Company
6 mQue seja produtiva,Rosana ! 💕