Aconteceu ontem a última etapa do Circuito Franca 200 anos, uma #corridaderua em comemoração ao aniversário do município paulista. Como corredora amadora, a prova estava uma delícia! Percurso desafiador, organização desde o momento de inscrição, até retirada dos kits e largada.
Mas gostaria de compartilhar um pouco sobre a experiência de ter participado enquanto alguém que trabalha na SDE - SP, em parceria com a gestão pública municipal.
Em primeiro lugar, a participação em eventos esportivos (especialmente quando falamos sobre corrida de rua) permite sentir a cidade, prestando atenção na #mobilidadeurbana. E aqui destaco a necessidade de Franca investir na acessibilidade, pensando principalmente no nosso perfil populacional que, de acordo com o Censo de 2022, possui número de idosos 49% maior do que o de crianças de até 9 anos.
Eventos esportivos também possuem potencial para o fomento ao turismo, especialmente com a mudança de estilo de vida nos últimos anos: de acordo com pesquisa do IBGE em 2020, cerca de 30,1% dos brasileiros praticam alguma atividade física dentro do recomendado pela OMS. Essa população está propensa ao #turismodeevento, #turismoesportivo e #turismodeaventura, que tem sido fomentado em Franca com eventos semelhantes, com o mapeamento das trilhas para mountain bike e, claro, com o basquete - afinal, Franca é a nova capital do basquete brasileiro!
Mas o que mais me chama atenção é o quanto investimentos em ações de promoção à saúde são importantes para o bem estar da população e para prevenção. A corrida de rua, por exemplo, exerce influência positiva e atua diretamente na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes, fortalece o sistema musculoesquelético, alivia o estresse, diminui a ansiedade e a depressão, previne o declínio cognitivo, dentre muitos outros benefícios. Estimular a prática esportiva é, portanto, uma forma de promover um envelhecimento mais saudável e cortar gastos no futuro.
Por isso deixo aqui os parabéns à FEAC e à Prefeitura Municipal de Franca, com a esperança de que ações como a de ontem se tornem #políticaspúblicas cada vez mais frequentes e com maior abrangência, e que inspirem outras gestões a olharem para o #esporte como uma potente ferramenta da #gestãopública.
assistente administrativo Psicopedagogo
2 mSESC, sempre presente nas famílias brasileiras.