Saindo de mais uma entrevista com um executivo de mercado e como é típico nessa época do ano, o quebra gelo foi falando das férias de julho e da importância de se carregar as baterias.
Ao longo da minha carreira como headhunter, estimo que conversei com mais de mil executivos de diferentes funções e segmentos de indústria. Obviamente cada ser humano é único em suas características, mas os que mais chamaram a minha atenção nestes anos foram os que mantiveram carreiras longevas em alto nível hierárquico e em alto nível de entrega de resultados.
Não por acaso, este seleto grupo de superexecutivos mantinham intensas jornadas de trabalho, porém sem abrir mão de atividades físicas regulares, de lazer com amigos e familiares e de descanso/sono na medida de suas demandas pessoais.
Gosto muito, e recomendo sempre que sou perguntado, da Regra 8 x 8 x 8. A regra consiste em você dedicar 8 horas diárias ao trabalho, 8 horas ao lazer e 8 horas ao sono e de tão simples, para mim é o modelo mais eficiente!
Definitivamente não acredito em afirmações como “me distraio no trabalho” ou “meu lazer é trabalhar”. Também não acredito quando dizem que “dormir é perda de tempo” ou “só preciso de 4 horas de sono para ficar bem”. Estas ações simplesmente não são sustentáveis a longo prazo e a conta vai chegar, mais dia menos dia e, provavelmente, na forma de hipertensão, diabetes, alto colesterol e câncer.
Mas não se enganem! Até para adotar a regra 8 x 8 x 8 é necessária certa dose de disciplina. Oito horas no escritório (ou no home office) realmente podem não ser suficientes se as gastamos no cafezinho, em reuniões sem propósito ou respondendo a e-mails que não necessitam de nossa atenção. As oito horas de lazer também podem ser, no mínimo mal aproveitadas, se forem gastas em redes sociais ou em maratonas de streamings ao invés de uma boa sessão de atividade física, na leitura de um bom livro, na busca pela saúde mental e espiritual e, obviamente, nas relações humanas, sejam elas familiares ou com nossos círculos de amigos.
Por fim, mas não menos importante, as oito horas de sono de qualidade são fundamentais para que a máquina se recupere e o ciclo se repita por muitos anos servindo como uma caderneta de poupança da saúde. Isso também irá possibilitar desfrutarmos de maneira plena da segunda metade de nossas vidas, como observado em alguns membros do grupo de executivos de alto nível que menciono no início do meu texto e que já estão no epílogo de suas carreiras.
Obviamente que seria necessária a disciplina de um monge budista para que não escorregássemos vez por outra com a Regra 8 x 8 x 8. Mas mais importante do que sermos neuróticos com as horas dedicadas a cada uma dessas etapas, é termos certeza de que estamos dedicando tempo suficiente a cada uma delas, com equilíbrio e de maneira saudável.
Espero que esta regra funcione também para você, mas caso tenha alguma dica de ouro, compartilhe aqui com a gente!
FIND HR | Digital Transformation by People
Coordenadora do MBA Diversidade e Impacto Social, do Curso de Diversidade e Inclusão, do Centro de Carreira, e da Área Institucional do IAG/PUC-Rio. Palestrante, Professora Universitária e de Pós-Graduação.
4 mperfeito! compartilhei ontem tbm 💕