O Melhor Conselho que já Implementamos!
Na última semana, alcançamos um marco crucial na gestão da nossa empresa: realizamos a primeira reunião do conselho consultivo da eMEG, com a participação de um conselheiro externo, e isso tem um significado extraordinário.
A máxima de que o que nos trouxe até aqui não é o que nos levará adiante cabe muito bem neste contexto. Uma empresa que começou com dois sócios fundadores e, ao longo de sua existência, foi moldada pela visão de negócio deles, cresceu. Hoje, a eMEG não é mais uma empresa de duas pessoas. Contamos agora com 30 membros em nossa equipe, o que naturalmente torna a gestão mais complexa, exigindo progresso no sistema de governança.
O conselho de administração ou consultivo tem, em sua essência, a nobre missão de ser o grande guardião da visão de longo prazo da empresa. Em muitos momentos, será necessário alinhar o caminho e a jornada da companhia, às vezes contrapondo um desejo de um dos atuais 5 sócios (um desejo meu, por exemplo). Isso, sob a ótica da gestão, é belíssimo. Soa como uma boa música para empresas com uma gestão mais refinada.
Além disso, o mecanismo de prestação de contas sob o qual os diretores estarão sujeitos tornará o caminho mais claro, e eventuais percalços mais simples de serem superados. A cultura de resultado que aplicamos em nossos clientes torna-se nossa aliada.
Foi a primeira reunião, e confesso, estou extremamente feliz. A empresa que fundamos há 10 anos não é mais apenas a visão de seus fundadores; ela cresceu, amadureceu e certamente trilhará um caminho ainda mais promissor nos próximos anos.
--
1 mEnsinando como empurrar fundos imobiliários com 70% de perdas aos incautos clientes