Brasil na Vanguarda da Tecnologia Financeira

Brasil na Vanguarda da Tecnologia Financeira

Não é novidade que crimes cibernéticos e instabilidades tecnológicas afetam cada vez mais a rotina das pessoas. Um dos episódios mais recentes e marcantes foi o apagão cibernético que causou interrupções em diversos sistemas ao redor do mundo, inclusive financeiros. No entanto, o Brasil foi um dos países menos afetados. Os motivos para isso são diversos, mas a ocasião levantou a questão: quais tecnologias destacam o mercado brasileiro em relação ao restante do mundo? 

Na mais recente edição do Febraban, maior evento brasileiro de tecnologia e inovação do setor financeiro, Pedro Alvarenga (CFO & IRO) e Guto Malzone (Diretor Executivo Comercial) compartilharam insights valiosos sobre como o Brasil lidera a revolução em tecnologias financeiras e o impacto transformador da Inteligência Artificial. Confira abaixo os destaques dessa conversa. 


A importância de equilibrar os 3 pilares da transformação 

01. Regulamentação: Mercados regulados, como o Brasil, exigem grandes esforços das empresas e instituições para adequar novas tecnologias ou modelos de negócios. Entre os exemplos recentes, temos Fintechs, Pix, Open Finance e moedas digitais. 

02. Tecnologia: É o que permite a criação de novos produtos e possibilita acesso a recursos, facilidades e ganhos de eficiência. 

03 Experiência do usuário: Reduzir fricção e oferecer possibilidades de jornadas são apenas algumas das estratégias que colocam o usuário no centro das decisões de novos produtos. 

 

Brasil: com grandes desafios, surgem as grandes novidades 

Embora o Brasil enfrente desafios significativos como fraudes, inflação e altos juros , essas dificuldades têm moldado empresas e líderes resilientes e inovadores. A rápida evolução do setor financeiro brasileiro é notável: hoje, o país conta com 250 milhões de contas ativas, 90% da população possui pelo menos uma conta bancária e 77% das transações financeiras são realizadas digitalmente. 

 

Brasileiros heavy users criam oportunidades 

O Brasil se destaca como um dos maiores consumidores de tecnologia no mundo, ocupando  o 2º lugar em uso da internet e serviços financeiros online. Os brasileiros heavy users acessam aplicativos bancários até 36 vezes ao mês, em busca de produtos e serviços que ofereçam fidelização, segurança, transparência e personalização.  

 

Diferenciação e exclusividade com jornadas customizadas e IA 

Para empresas que buscam desenvolver produtos exclusivos e de difícil reprodução, que não só agreguem valor ao cliente, mas também maximizem o lucro, apostar na experiência do cliente é essencial. Atualmente, 67% dos brasileiros estão dispostos a compartilhar seus dados pessoais em troca de uma experiência personalizada, 70% esperam transações rápidas e eficientes e 93% valorizam a confiança e a transparência nas interações. Neste cenário, as soluções baseadas em IA oferecem hiperpersonalização, alta eficiência operacional e segurança, proporcionando a tão almejada diferenciação competitiva no mercado. 

 

O Brasil lidera a nova corrida global 

Com inovações e novas tecnologias, especialmente a aplicação de IA, o Brasil se destaca na liderança da inovação em serviços financeiros criando um relevante movimento de internacionalização no país, seja por meio estratégias para serviços globais, como o avanço massivo de bancos lançando contas e cartões internacionais, até movimentos de internacionalização de empresas nacionais. 

Quais são suas perspectivas sobre o papel do Brasil na transformação global dos serviços financeiros? Quais desafios e oportunidades você identifica para o futuro da tecnologia financeira no país? 

Compartilhe suas ideias e insights nos comentários.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos