Chargeback: Um Guia Completo de Soluções Práticas
Chargeback é um termo que significa contestar uma transação bancária indevida. É um processo no qual o cliente solicita o estorno de uma transação com o banco adquirente ou com a subadquirente, que é uma intermediadora de pagamentos. Para explicar melhor: o chargeback é a contestação da compra pelo portador do cartão ou pelo banco emissor. Criado para proteger os clientes de cobranças indevidas, quando isto acontece o valor da transação é retirada da empresa de cartão de crédito, ou seja, dos recebíveis do estabelecimento.
Esse é um processo regulamentado pelas bandeiras, e dá o direito ao portador/banco de disputar o valor da transação em algumas situações, como:
No entanto, se estiver tudo certo com a venda e com a entrega do produto ou serviço, a empresa tem o direito de contestar esse chargeback, comprovando através de documentos que o motivo alegado, desacordo comercial ou erro de processamento, está equivocado. Isso se chama reapresentação e busca reaver o valor que foi retirado de sua conta.
Para isso deve-se fornecer a documentação e evidências detalhadas para comprovar a validade da transação, como:
Na K8 Fintech trabalhamos com a Tal Pagamentos. Nesses casos, a subadquirente tem o papel de comunicar o nosso gateway de pagamentos e ao estabelecimento sobre todas as transações que foram contestadas, através do e-mail.
Quais são as implicações do chargeback para o comerciante
Em caso de fraude, o comerciante pode ser prejudicado em dobro. Quando uma contestação de compra é feita, a instituição financeira retém o dinheiro do lojista para investigação por 10 dias, o que pode resultar em uma perda tanto da mercadoria quanto do dinheiro, caso o comerciante já tenha vendido e enviado o produto. Há um limite estipulado pelas bandeiras de cartão para chargeback de 100 transações por mês e a cobrança de taxas dependendo do número de transações realizadas
Como evitar chargebacks
Recomendados pelo LinkedIn
Em compras presenciais:
Em compras online:
Lembrando que é sempre importante analisar cada chargeback como uma oportunidade de aprendizado para melhorar suas práticas de venda e evitar problemas futuros. Seguindo estas diretrizes, você pode assegurar a segurança e a satisfação dos seus clientes em transações com cartão.