CLT Premium X CLT Básico:  trend do TikTok é uma ‘aula’ sobre estratégias de remuneração total

CLT Premium X CLT Básico: trend do TikTok é uma ‘aula’ sobre estratégias de remuneração total

Se você utiliza as redes sociais, deve ter se deparado com o termo “CLT Premium”. Isso porque, nos últimos meses, especialmente no TikTok, viralizaram vídeos de profissionais se autodeterminando “CLTs Premiums” e ostentando benefícios diferentes nas empresas em que trabalham. 

Entre as benesses estão desde vale-alimentação e refeição maiores do que um salário mínimo, comidinhas e bebidas à vontade no escritório ou modelos de trabalho como o remoto e híbrido. 

Mas, para além de descontrair nas redes sociais, essa trend ensina muito sobre o mundo do trabalho: desde a importância de ter colaboradores como embaixadores da empresa até porque as empresas deveriam apostar em uma estratégia de remuneração total. 

Pensando nisso, nossa edição do "Papo de Firma" de hoje vai mergulhar sobre a trend do “CLT Premium” e mostrar que nas redes sociais também se aprende sobre gestão de pessoas. Vem com a gente! 

O que significa ser “CLT Premium”?

Por lei, os benefícios garantidos aos trabalhadores que atuam sob a CLT consistem em repouso semanal remunerado, férias remuneradas acrescidas de um terço, 13º salário, vale-transporte e depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Já o “CLT Premium” ostenta benefícios que vão muito além: desde escritórios moderninhos e plano de saúde sem coparticipação, massagem, cota mensal para transportes por aplicativo e viagens de graça bancadas pela empresa. 

"Sou CLT premium, então é claro que eu tenho participação nos lucros duas vezes por ano e mais de 8 benefícios…", diz um funcionário de banco em um vídeo com 4,2 milhões de visualizações. "Sou CLT premium, e é claro que eu tenho 1h30 de almoço", conta outro em vídeo com 3,8 milhões de visualizações. O último, inclusive, virou embaixador da empresa após viralizar. 

 “Os benefícios mostrados nos vídeos chamam a atenção porque são diferentes, especialmente para quem já está há muito tempo no mercado de trabalho e não está habituado a esse tipo de pacote, que prioriza a qualidade de vida”, avalia Isabela Bueno , gerente sênior da consultoria Michael Page, ao blog da Flash

Por que empresas devem ficar de olho neste tipo de conteúdo? 

Todo mundo já sabe como o poder dos influencers nas redes sociais mudou o nosso comportamento de consumo, certo? Pois com o mercado de trabalho, tem funcionado da mesma forma. 

Ao tornarem públicas suas opiniões, funcionários influenciam diretamente na marca empregadora das companhias, ou seja, na reputação delas em serem bons lugares para trabalhar. Tanto que muitas delas já têm apostado em creators employees, ou os "funcionários blogueirinhos". 

Leia mais: Conheça a estratégia da Riachuelo ao apostar em creators employees

Esses funcionários influencers são convidados por grandes companhias para mostrar o dia a dia dessas empresas e reforçar estratégias de employer branding. Embora a rotina corporativa não pareça ser das mais atraentes, funcionários creators conseguem criar uma conexão genuína com a audiência, que está constantemente em busca de conteúdo autêntico. Com um perfil ‘vida real’, eles podem passar mais credibilidade sobre o que falam do que influencers tradicionais. 

Números comprovam que essa percepção é valorizada pelos profissionais. Segundo uma pesquisa da consultoria Page Outsourcing, 64,3% dos brasileiros interessados em uma vaga levam em consideração a experiência de quem já trabalha na empresa na hora de se candidatar ou aceitar uma proposta. 

No caso dos "CLT premium", para além do employer branding, o fenômeno acaba por demonstrar uma mudança na relação da Geração Z com o trabalho, uma vez que a maioria dos que se autodenominam “CLT Premium” são jovens. 

“A geração Z e os millennials, no geral, buscam mais qualidade de vida. A valorização desses tipos de benefício reflete de certa forma uma mudança na expectativa dos profissionais em relação ao trabalho, que vai além da realização financeira”, afirma Tatianne Brito , coordenadora de RH do buscador de vagas de emprego Catho

Confira no blog a matéria completa sobre a relação entre a “CLT premium”, as estratégias de remuneração e o engajamento da Geração Z

Remuneração total e seu impacto no engajamento

Mas, para além de mostrar o poder dos funcionários em promover a marca empregadora de uma empresa, a trend do “CLT Premium” também exemplifica algo que à primeira vista pode passar despercebido, mas é o cerne dos vídeos em questão: o papel de um pacote de benefícios robusto no engajamento. 

Essa estratégia, de fortalecer os auxílios que o funcionário recebe, tem se popularizado em empresas que querem atrair os melhores talentos e é chamada de remuneração total. O conceito consiste em entender que a compensação de um colaborador pode ir muito além do seu salário-base e incluir benefícios como plano de saúde sem coparticipação, auxílio-farmácia e home-office, por exemplo.

“Hoje, isso impacta diretamente na satisfação das pessoas, no engajamento e na retenção desses talentos nas empresas. Há casos em que é possível observar inclusive um aumento de produtividade e a redução do estresse, pois eles contribuem para o colaborador ter um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” Isabela Bueno, da Michael Page.

Segundo a Pesquisa de Benefícios de 2023, realizada pela consultoria Robert Half, 53% dos colaboradores concordam que os benefícios auxiliam na atração e retenção na empresa em que trabalham. Outros 46%, dizem que o pacote de incentivos é algo decisivo para aceitar uma nova proposta de emprego.

“A geração Z e os millennials, no geral, buscam mais qualidade de vida. A valorização desses tipos de benefício reflete de certa forma uma mudança na expectativa dos profissionais em relação ao trabalho, que vai além da realização financeira”, afirma Tatianne Brito Fontes, coordenadora de RH do buscador de vagas de emprego Catho. 

Neste contexto, benefícios flexíveis são aliados importantes das empresas, atuando para personalizar e simplificar a gestão de benefícios. Ou seja, é possível que a empresa tenha um leque maior de incentivos, sem isso impacte na rotina no RH e do DP. 

O cartão Flash, por exemplo, permite gerenciar 8 categorias de benefícios sem taxas, o que inclui vale-alimentação e refeição, alimentação, refeição, saúde, auxílio mobilidade, educação, auxílio home office, cultura, vale-transporte, premiação e muito mais.

Há, ainda, a possibilidade de oferecer premiações por meio do cartão que os funcionários já utilizam sem misturar os saldos. Por fim, para empresas que querem ir além dos multibenefícios, é possível oferecer benefícios voltados para o bem-estar e saúde financeira com condições especiais por meio da nossa rede de parceiros. 

Quer saber mais? Baixe o nosso infográfico “Tudo sobre o cartão multibenefícios da Flash”

__________

Esta é a Papo de Firma, a newsletter quinzenal da Flash com os assuntos mais relevantes e inteligentes para sua rotina de trabalho voar alto. Para não perder nenhuma edição, não se esqueça de clicar no botão “Assinar” lá no topo e de comentar o que achou. Até a próxima!

Murilo Abreu

𝗘𝗥𝗣 | System Development Analyst • 𝗙𝘂𝗹𝗹 𝗦𝘁𝗮𝗰𝗸 𝗗𝗲𝘃𝗲𝗹𝗼𝗽𝗺𝗲𝗻𝘁

2 m

Com a escolha acertiva do provedor de benefícios ser a Flash, facilitou muito a vida dos colaboradores, a flexibilidade é notória, o pessoal do remoto amou! #keepGrowing

Tayana Moura

Senior Copywriter na Flash | Branding | Nomadismo

2 m

Nada mais CLT Premium que ser uma Flaminga 🦩

Dicas úteisyj

Marina Gallo da Silva Cruz

Analista de atendimento Pleno/Vendas Internas /Área Comercial / Analista de CX.

2 m

Parabéns ,e como é bom.saber que "CLT PREMIUM " esta criando força ,sendo assim o funcionário trabalha feliz !! Aí dá não tive esta oportunidade mas estou atrás.

Jose Eduardo Betta Vasconcelos

Analista de negócios - (CX) Experiência do Cliente - Backoffice - Cobrança - (CS) Sucesso do Cliente

2 m

CLT Premium

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos