Como funciona a geração de energia nas fazendas solares? O que a PLIN faz?
Fazenda Solar parceira da PLIN energia

Como funciona a geração de energia nas fazendas solares? O que a PLIN faz?

Para quem está interessado em investir em energia solar e tem espaço de sobra para instalar painéis fotovoltaicos, as fazendas solares são uma excelente oportunidade.

É por meio dessa solução que pessoas e negócios que querem economizar em suas contas de luz, mas não querem ou podem ter um sistema de geração próprio conseguem adquirir créditos de energia e usufruir dos benefícios da energia renovável.

Então, vamos entender o que são as fazendas solares, como elas funcionam e se relacionam com a geração de energia solar? Ao continuar a leitura, você confere isso e também como a PLIN pode te ajudar a colocar essa oportunidade em prática já!

O que são fazendas solares?

Fazendas solares são grandes áreas com centenas de placas fotovoltaicas instaladas em sua extensão com o objetivo de gerar energia elétrica a partir da energia solar captada. 

Tal energia é, posteriormente, comercializada e/ou distribuída para outros clientes e locais que, por algum motivo, não possuem um sistema próprio de geração.

As fazendas solares se enquadram no segmento de geração distribuída (GD) e, por isso, têm sua regulamentação definida a partir dos escritos das Resoluções Normativas 482/2012, 687/2015 e 1000/2021, e do Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída, estabelecido pela Lei 14.300/2022.

Na prática, as fazendas solares funcionam da mesma forma que os sistemas de energia solar residenciais. 

No entanto, elas atuam em uma escala maior e com um mecanismo de distribuição da energia gerada para pessoas e empresas em vez do mecanismo de autoconsumo. 

É por isso que as classificações de geração distribuída ou geração compartilhada fazem sentido e são adotadas para referenciar esse modelo.

E, nesse sentido, o papel das fazendas solares é de democratização e ampliação do alcance da energia solar, ajudando a descentralizar e reduzir os impactos do setor elétrico no Brasil.

Fazenda solar x Usina solar

Se você já se deparou com esses dois termos e ficou na dúvida se eles significavam a mesma coisa, a gente esclarece para você.

Ambos os termos se referem a uma construção de uma usina solar para geração de energia. A diferença, portanto, não está necessariamente nos termos, mas em qual mercado essa usina será inserida. 

Se estamos tratando de instalações com potência maior que 75 kW (quilowatts), menor ou igual a 5 MW (megawatts) para as fontes despacháveis e menor ou igual a 3 MW para as fontes não despacháveis (como a energia solar) temos uma geração distribuída

Ou seja, há um limite para esse tipo de estrutura, classificada como micro ou minigeração distribuída, respectivamente.

Já no modelo de usina solar centralizada temos instalações de muitos hectares e potência acima de 5 MW. 

Elas podem, por exemplo, ser contratadas pelo governo em leilões ou construídas por empresas do mercado livre de energia para comercialização ou autoprodução para empresas.

Como funciona a geração de energia nessas fazendas?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O primeiro ponto é a localização da fazenda solar, pois ela precisa ter um alto nível de insolação para operar em sua máxima eficiência e gerar energia suficiente para atender o maior número de unidades consumidoras possível.

Então, sob este critério, os painéis fotovoltaicos são instalados e conectados à rede elétrica para que a energia gerada seja injetada e fique disponível para a distribuidora da região.

Os interessados em adotar a energia solar e economizar em suas contas de luz podem adquirir lotes ou cotas nas fazendas solares, formando cooperativas, consórcios ou outros tipos de grupo de geração compartilhada.

As unidades consumidoras participantes desses grupos são, portanto, cadastradas junto à distribuidora local. Assim, mensalmente, a distribuidora contabiliza a energia gerada pela fazenda solar e a converte em créditos de energia. 

Esses créditos são distribuídos entre as unidades participantes e podem ser usados por elas para abater seu consumo energético, gerando descontos de até 20% na fatura de energia. 

Além disso, os créditos restantes ou não utilizados no mês são cumulativos e válidos por até 60 meses.

Como a PLIN se insere nessa equação?

A PLIN é a peça que conecta os investidores e geradores de energia renovável, as fazendas solares e os empresários que desejam economizar e aderir soluções sustentáveis em seu negócio.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com uma estrutura verticalizada, cuidamos de desenvolver, construir e operar, juntamente a parceiros, usinas e fazendas solares. 

Então, conectamos essas usinas com a nossa base de clientes para que eles possam ter acesso à energia renovável e compensar seu consumo padrão junto à distribuidora por meio dos créditos de energia gerados.

E, assim, todos os meses entregamos rendimentos aos geradores parceiros e economia às organizações que utilizam nossa energia por assinatura. 

Paralelamente, ainda garantimos uma distribuição de energia limpa, barata e sustentável cada vez mais ampla, capaz de reduzir os impactos ambientais desse segmento.

A melhor solução para você

Se nos seus planos cabe o investimento em energia solar e usinas fotovoltaicas, a proposta de PLIN é uma forma de você concretizar essa ideia com baixo risco e alto retorno. 

Além disso, é a oportunidade de ter ao seu lado quem entende a fundo esse modelo de negócio e já possui uma extensa carteira de clientes do outro lado dessa cadeia produtiva.

Ou seja: com a Plin, você entra para este mercado tão rentável e relevante, potencializa a venda de energia da sua usina ou fazenda solar e, ainda, tem vantagens como:

  • Um retorno rápido e garantido: Temos fila de espera e estamos sempre captando novos clientes que necessitam de energia limpa e mais barata.
  • Boa rentabilidade: Nos comprometemos a vender o máximo de energia possível de acordo com a geração da sua usina e o rendimento médio é de 1,2% a.m.
  • Gerenciamento descomplicado: Com o nosso dashboard exclusivo, você pode acompanhar o andamento da sua usina de forma fácil e completa.
  • Suporte personalizado: Temos um time de especialistas disponível para te ajudar e apoiar no que você precisar.

Então, não perca mais tempo e adote já essa alternativa descomplicada, supervantajosa e sustentável. Torne-se um gerador parceiro PLIN!

E se quiser mais informações ou tiver qualquer dúvida sobre a nossa proposta, fale com um de nossos consultores.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos