Como funciona uma Subestação Elétrica?

Como funciona uma Subestação Elétrica?

ENTENDA O FUNCIONAMENTO DE UMA SUBESTAÇÃO E COMO ELA PODE AJUDAR SUA INDÚSTRIA

Quem atua no ramo  industrial, procura garantir maior segurança e qualidade na sua energia. Afinal, evitar acidentes e danos aos equipamentos e funcionários é primordial em qualquer negócio, não é mesmo? 

Um bom serviço de subestação evita perdas de energia excessivas provenientes da distribuição e protege contra quedas ou interrupções indesejadas, assim sua indústria opera com segurança, a todo vapor!

Então, que tal aprender mais sobre o funcionamento do serviço de subestação?

Primeiramente, tudo começa nas usinas de geração, lá ocorre a conversão de um tipo de energia, geralmente mecânica, para energia elétrica. Essa energia é gerada a baixa tensão, entre 220 a 480V, e como ela precisa viajar por longas distâncias até chegar no consumidor final,  são utilizados transformadores para aumentar bastante essa tensão, para a casa dos kV, assim podem viajar grandes percursos, através dos cabos, sem grandes perdas.

Então a energia parte para sua etapa de distribuição, que ocorre de duas formas: a distribuição primária, em que uma subestação, por meio de transformadores, abaixa a tensão da energia de alta para média - 13,8 kV aqui em Goiânia, por exemplo. E a distribuição secundária, na qual transformadores, geralmente conectados a postes, abaixam ainda mais essa tensão para serem utilizadas pelo consumidor final, na casa de 127 ou 220V, dependendo do local.

No ramo industrial, ocorre uso de uma variedade de equipamentos e maquinários, que demandam diferentes tipos de tensão de uso, então um serviço de subestação vem, por meio de transformadores e equipamentos melhor adequar a energia da distribuição primária, para seu uso final, evitando perdas e consumo desnecessário.

Além disso, um  serviço de subestação, agrega diferentes tipos de dispositivos de proteção de rede, a fim de evitar danos provenientes de queda de energia, sobretensão e surtos elétricos, garantindo a qualidade da energia utilizada, e a segurança às pessoas e equipamentos. Como equipamentos de segurança para subestações, podemos exemplificar:

  • Disjuntores de Média e Baixa tensão:  O disjuntor atua em função da corrente, quando uma sobrecarga passa pelo dispositivo, ele desarma e interrompe a rede, evitando danos;
  • Relés de proteção: Dispositivos programáveis, ligados aos disjuntores, eles detectam anomalias, como sobrecorrentes, sobretensão ou uma corrente direcional e envia um comando direto ao disjuntor, para que ele desarme;
  • Nobreaks: Dispositivo que evita que a alimentação de energia seja interrompida quando ocorrem variações ou quedas de eletricidade, protegendo equipamentos de danos;
  • Chaves seccionadoras: usadas a fim de isolar um circuito desligando uma área da rede em segurança, gerenciando a rede de distribuição em mudanças de carga ou interrupções de manutenção.

Fica fácil notar que um serviço de subestação, contém um complexo sistema de equipamentos para garantir a qualidade da alimentação e energia da sua indústria. Contratar profissionais sérios e qualificados para realizar esse serviço pode evitar futuras dores de cabeça, garantindo segurança e evitando perdas e danos a seus equipamentos. 

Para saber mais sobre subestação e outros serviços, acesse nosso site -  ELO Júnior 

Faça seu orçamento com a gente -  Contato - ELO Júnior

Autor: Carlos Henrique

Carlos Henrique Moreira

Engenheiro Eletricista | Instalações Elétricas | Instalações Hidrossanitárias| Manutenção | Proteção | BIM | Obra

2 a

👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de ELO Junior

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos