Como serão as Olimpíadas 2024 em Paris

Como serão as Olimpíadas 2024 em Paris

Os Jogos Olímpicos promovem a excelência esportiva e ajudam a fomentar o espírito de equipe, a colaboração e o cooperativismo entre as pessoas. E já está chegando a hora de começar a torcer nas Olimpíadas!

Neste ano, os jogos serão realizados em Paris e prometem trazer muitas novidades — desde a organização e abertura até as modalidades que serão disputadas. Então, quer ficar por dentro do que vem por aí?

Continue a leitura para descobrir como serão as Olimpíadas 2024 em Paris!

Olimpíadas 2024: quando e onde ocorrerão os jogos?

Os Jogos Olímpicos são um evento multicultural, que reúne pessoas de todo o mundo e, em 2024, promete ser ainda mais especial. Após as Olimpíadas de 2020 serem adiadas em um ano devido à pandemia de Covid-19, o evento deste ano retornará com força total.

Tendo Paris, a capital francesa, como cidade sede, as Olimpíadas 2024 prometem trazer uma proposta ecológica e focada na sustentabilidade. Esse é um dos temas de enfoque, já que a cidade se comprometeu em organizar e realizar os Jogos Olímpicos mais sustentáveis da história.

O evento ocorrerá entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024. O Stade de France, o maior do país, se transformará no principal estádio olímpico, sendo o palco de disputas de atletismo e da cerimônia de encerramento.

Roland-Garros será o local das competições de tênis, sendo mundialmente famoso por sediar esse tipo de esporte. Enquanto isso, a Bercy Arena será o espaço de disputas de basquete, ginástica artística e de trampolim.

Enquanto isso, o icônico Palácio de Versalhes (ou Château de Versailles) sediará as provas de hipismo. Na costa mediterrânea, as competições de vela terão um cenário especial.

E, por falar nisso, não podemos deixar de comentar que nem todas as competições serão sediadas na França. A disputa de surfe ocorrerá na Polinésia Francesa, mais precisamente em Teahupo’o. Demais, não é?

Que tal saber mais sobre a história das Olimpíadas? Vamos falar mais sobre isso em seguida, acompanhe.

Jogos Olímpicos: de Atenas a Paris

Os Jogos Olímpicos surgiram há milhares de anos, datando da Grécia Antiga. À época, eles ocorreram em Olímpia — e foi assim que surgiu o nome que resistiu à passagem dos séculos.

Porém, no século IV, os Jogos Olímpicos foram extintos por ordem de um imperador. O renascimento da chama olímpica ocorreu no século XIX, com a fundação do Comitê Olímpico Internacional. Em 1896, os primeiros Jogos Olímpicos modernos foram realizados em Atenas, na Grécia.

Quatro anos mais tarde, em 1900, as mulheres passaram a competir em algumas modalidades. Algumas décadas depois, os jogos de Londres, em 1948, foram os primeiros transmitidos pela TV — o que ajudou a popularizar o evento.

Foi somente em 1984, nas Olimpíadas de Los Angeles, que atletas profissionais começaram a participar das disputas. Em 2004, as Olimpíadas retornaram para Atenas, com Pequim e Londres seguindo como cidades-sede em 2008 e 2012, respectivamente.

Em 2016, foi a vez do Rio de Janeiro ser a sede das Olimpíadas. E, em 2020, os jogos foram adiados para 2021 e realizados em Tóquio. Neste ano, eles retornam à França mais uma vez.

E as próximas Olimpíadas já têm casa! Em 2028, Los Angeles, nos Estados Unidos, receberá o evento. A cidade norte-americana será sucedida por Brisbane, na Austrália, em 2032.

Esportes e modalidades dos Jogos Olímpicos de 2024

Durante as Olimpíadas de 2024, poderemos assistir a diversas disputas esportivas, desde as mais tradicionais até modalidades estreantes. Entre os esportes consagrados, temos:

  • Atletismo: um dos esportes mais clássicos, disputado com corridas, saltos e lançamentos;
  • Artes marciais: envolvem modalidades como judô e taekwondo, com disputa direta entre adversários;
  • Badminton: disputa entre adversários que envolve o uso de raquetes para marcar pontos com uma peteca;
  • Basquete: tipo de esporte coletivo disputado em quadra, focado na marcação pontos em cestas;
  • Ciclismo: esporte que se divide em diferentes tipos, incluindo distâncias e modalidades variadas;
  • Futebol: um dos esportes mais populares do mundo, ele é disputado em equipes em estádios de grama;
  • Ginástica artística: modalidade que envolve competições solo e em grupo, na trave, em barras e no solo, entre outros;
  • Ginástica rítmica: alternativa que une dança e ginástica artística em diferentes modalidades;
  • Handebol: similar ao futebol, mas os gols são feitos com as mãos, normalmente em ginásios;
  • Hipismo: prova clássica realizada com jóquei e cavalo, podendo incluir saltos e percursos;
  • Hóquei: esporte coletivo que pode ser disputado no gelo ou na grama, com o objetivo de marcar pontos levando o disco ao gol;
  • Levantamento de peso: esporte focado em testar a resistência dos participantes;
  • Natação: esporte disputado individualmente e em equipes, em diversos estilos e distâncias;
  • Remo: tipo de corrida aquática que pode ser em distâncias variadas, além de ser solo ou em equipe;
  • Saltos ornamentais: disputa individual ou em dupla em que os competidores saltam de diversas alturas em piscinas olímpicas;
  • Tênis: é uma competição que pode envolver adversários solo ou em duplas, em diferentes tipos de quadras;
  • Tênis de mesa: é um esporte mais rápido, com raquetes e bolas pequenas, que costuma ser disputado em equipe, dupla e individual;
  • Triatlo: modalidade que envolve provas combinadas de atletismo, ciclismo e natação;
  • Vela: competição no mar baseada na corrida de barcos que usam os ventos a favor;
  • Vôlei: esporte coletivo disputado em quadra ou na areia.

Principais mudanças e novidades desta edição

Além dos esportes que já são famosos e verdadeiros clássicos, as Olimpíadas 2024 trarão novidades bem interessantes

Um dos principais destaques é o breaking, classificado como um tipo de dança urbana. Nascido na cena do hip hop, esse estilo promete transformar as competições olímpicas.

Também há como novidade a canoagem slalom extremo. Nessa versão, a prova é disputada com quatro barcos em um circuito específico — ao contrário do slalom individual.

Já modalidades como surfe e skateboarding não são tão clássicas quanto os outros, mas entraram para o programa olímpico nos jogos de 2020.

Participação do Brasil nas Olimpíadas

Na hora de torcer pelo Brasil, temos diversas chances de medalhas nas Olimpíadas 2024. De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Time Brasil terá 277 integrantes. Desses, 237 já estavam confirmados no final de junho de 2024. E, pela primeira vez, a nossa delegação terá mais mulheres — 153 atletas, 55% do total. Em Tóquio, o índice foi de 47%.

No judô, por exemplo, temos as medalhistas olímpicas Rafaela Silva e Mayra Aguiar querendo novos pódios. Quem também promete buscar novas medalhas é o time de ginástica artística do Brasil, incluindo a campeã Rebeca Andrade, Diogo Soares e Flávia Saraiva.

No atletismo, temos Alison dos Santos, que foi medalhista em Tóquio e tem chance de alcançar o ouro. Já Darlan Romani chamou a atenção por treinar em um terreno baldio durante a pandemia e é uma das possibilidades de medalha brasileira.

No skateboarding, a “fadinha do skate” Rayssa Leal foi prata em Tóquio e terá a companhia de Pâmela Rosa e Pedro Barros. No surfe, temos Gabriel Medina, campeão mundial, e Tatiana Weston-Webb. Também estão classificadas as seleções masculina e feminina de vôlei e a seleção feminina de futebol, com a presença de Marta.

Curiosidades sobre as Olimpíadas

Vale a pena ficar de olho em algumas curiosidades sobre a competição desse ano.

Um dos destaques é o fato de as últimas Olimpíadas parisienses terem sido realizadas em 1924. Exatamente 100 anos depois, a maior disputa esportiva global retorna ao solo francês. Como essa será a terceira vez a sediar o evento, Paris se juntará a Londres nesse número.

E já que é a Cidade Luz a sede deste ano, as medalhas incluirão um pequeno pedaço de aço diretamente da Torre Eiffel. O material vem da torre originalmente construída em 1889 e que posteriormente foi substituída em obras de renovação.

Os Jogos Olímpicos de 2024 também serão os primeiros a ter uma cerimônia de abertura ao ar livre. Em vez de acontecer no estádio, ela ocorrerá no icônico Rio Sena, que corta a cidade.

Neste ano, também teremos a maior Equipe Olímpica de Refugiados da história. Criada pelo COI em 2016, a equipe terá 36 atletas de 11 países.

A identidade visual das Olimpíadas 2024 também merece destaque. Ao mesmo tempo que traz uma combinação de cores como azul, rosa, dourado e branco, foi escolhida uma paleta pastel para transmitir o estilo tão característico do país.

Os elementos gráficos também fazem referência ao esporte, bem como à herança cultural do país. O resultado é vibrante, alegre e convidativo, como são os Jogos Olímpicos!

Prepare-se para os Jogos Olímpicos de 2024!

A empolgação para as Olimpíadas 2024 cresce a cada dia, com muitas surpresas a caminho. Não deixe esse evento passar em branco: acompanhe suas disputas favoritas e apoie o esporte em seu mais alto nível de excelência!

A Cresol também é parceira do esporte, incentivando a prática não só nas Olimpíadas, mas também no dia a dia. Junte-se a nós e vamos torcer!

Marcos Paulo Bastos Braga

Especialista em Gestão de Mídias LinkedIn Arquivista/ Consultor de projetos junto ao Ministério do Planejamento e Orçamento

2 m

Agradecimento por compartilhar

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos