Como tirar as metas de 2020 do papel?
Chegou 2020. Com ele, como em todo início de ano, chega também aquela vontade de transformar de vida. Livrar-se dos hábitos ruins e começar a nutrir hábitos mais saudáveis, tanto para o corpo, quando para a mente.
"Esse ano vou me alimentar melhor!", "Esse ano vou à academia pelo menos 3x por semana", "Esse ano vou começar a investir o meu dinheiro"
Nesse início de ano, todos parecem muito obstinados a seguir esses objetivos e metas, mas a triste verdade é que poucos perduram até o final do ano. Existe uma estatística que diz que apenas 3% dos matriculados em academias no início do ano permanecem até o final do mesmo ano.
E por que será que é tão difícil manter a consistência e conseguir atingir esses objetivos e metas? Por que não conseguimos nos manter nos trilhos? Existem alguns motivos que certamente dificultam essa trajetória:
1) Não manter um acompanhamento de seus objetivos e metas: se você não possui visibilidade de como suas metas estão caminhando, como é possível saber se você está no caminho certo ou não? E se não estiver, como conseguir traçar um plano de ação para voltar aos trilhos? E mesmo que você ponha algum plano em prática, se não tiver esse acompanhamento, não saberá se foi efetivo ou não. É quase como querer emagrecer sem se olhar no espelho, se pesar ou se medir.
2) Começar vários novos hábitos simultaneamente: se começar a ter apenas um hábito novo já é difícil, imagina quem quer se alimentar melhor, manter uma rotina de treinos na academia e investir seu dinheiro? É possível que você comece a planejar demais e executar de menos. "Bom, a academia vai me custar X, me alimentar melhor vai custar Y de nutricionista, alimentação, etc... Pera, não vou conseguir investir nada esse mês :("
3) Querer começar grande: é muito comum querermos ter resultados grandes e rápidos. "Quero emagrecer 10kgs em um mês", "Quero ler um livro por semana"... Quem nunca fez exercícios, dieta ou teve o hábito da leitura provavelmente não sabe o quanto consegue progredir nessas tarefas. Criar metas inatingíveis com certeza será desmotivador e não te levará mais próximo da consistência.
Como desenvolvi meu hábito da leitura e bati minha meta de 2019
Em 2018, entrei no programa de Trainee da Eleva Educação. Nele, algumas das tarefas que precisamos desempenhar envolvem a leitura de livros e realização de apresentações. Nesse ano, precisei ler 5 livros. Não foram livros de minha escolha, mas todos traziam temas interessantes. Comecei a entender como eles ajudavam no meu desenvolvimento e comecei a procurar outros livros para ler. Lembrando, em 2018 li apenas 5 livros.
Em 2019, tracei uma meta de ler pelo menos um livro por mês, ou seja, 12 ao longo do ano. No final do ano, consegui ler 14. E como consegui dar esse salto, para quase o triplo de livros de um ano para o outro? Comecei a inserir a leitura na minha rotina, principalmente, em transportes. Ao ir e voltar do trabalho, lia no metro. Eram cerca de 40 minutos em cada trecho que dedicava à leitura. Meu trabalho envolve viajar bastante de avião, então em cada trecho também separava meu Kindle para ler A cada livro que lia, adicionava à lista dos concluídos, para manter o acompanhamento. E cada livro que eu adicionava, me dava uma satisfação enorme, aquele sentimento gostoso de progresso!
Em resumo: para conseguir atingir minha meta, criei um hábito, encaixando a atividade em momentos do dia que eram de rotina (leitura nos transportes). Mantive um acompanhamento para entender se estava perto ou não da minha meta. Acompanhando o atingimento e vendo o progresso, me motivava cada vez mais.
Para 2020, vamos tentar uma meta mais ousada de pelo menos 20 livros :)
Supervisor de Servicos Logisticos e Administrativos na Vale
4 aExcelente Igor 👏👏👏 Que 2020 seja um ano de mais metas desafiadoras realizadas! Sucesso!!!
Sócio @ Visagio
4 aMuito legal Igor Murayama ! Obrigado por compartilhar