Conheça a história por trás do StoneLab, por Marcus Fontoura e Alexandre Street

Conheça a história por trás do StoneLab, por Marcus Fontoura e Alexandre Street

Nos últimos dias, a Stone anunciou, em parceria com a PUC-Rio, a criação do StoneLab, um laboratório que tem a missão de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento em tecnologia, além do objetivo de abordar questões sociais significativas e desafios da atualidade. Mas como surgiu esse projeto? Nós, Marcus Fontoura, CTO da Stone, e Alexandre Street, professor da universidade, vamos te contar nesse artigo conjunto.

O StoneLab nasceu do nosso sonho conjunto enquanto ex-alunos da PUC-Rio, Marcus Fontoura, CTO da companhia, e Alexandre Street, professor associado do departamento de engenharia e uma espécie de “tio” da Stone, que, apesar de terem trilhado caminhos diferentes, se encontraram na certeza dos benefícios que a pesquisa pode trazer para a sociedade e para o Brasil como um todo. Esse é o DNA do laboratório, um espaço interdisciplinar de pesquisa aberto e financiado pela iniciativa privada na universidade.

As duas instituições compartilham princípios e missões similares. Ambas possuem o olhar cuidadoso para as pessoas, por exemplo. Esse é um dos grandes diferenciais da Stone, que busca não só atender seus parceiros de maneira diferenciada, sendo rápida e assertiva, mas também lutar nas mais altas esferas por novas regras de mercado que viabilizem crédito mais barato e justo, maior transparência e competição. Já a PUC-Rio, Universidade Pontifícia e com missão comunitária, visa formar, desenvolver o saber nos seus alunos, e fazer pesquisa de excelência, criando um real impacto positivo na sua comunidade. O foco no cuidado ao objeto final são genes compartilhados entre as duas organizações.

A certeza que nós nutríamos sobre os impactos positivos da ciência, juntamente com o alinhamento de princípios das duas instituições, fez com que a ideia do StoneLab saísse da prancheta à inauguração em menos de um ano. Como mencionado na inauguração:

"O processo foi incrivelmente suave! Nunca houve um porém de nenhuma das partes. Essa é a força de um projeto inspirador e com alinhamento total entre as partes".

No evento de lançamento, Marcus relembrou que teve a oportunidade de trabalhar tanto em laboratórios de pesquisa, como em times de engenharia que trabalhavam bem próximo da pesquisa. Sentiu na pele a importância de empresas de tecnologia estarem conectadas com laboratórios de pesquisa e universidades. “O mindset e a vanguarda do conhecimento e pensamento crítico estão ali”, definiu.

Já Alexandre destacou que “como professor da PUC-Rio, sempre viu a colaboração entre a universidade e a indústria como um pilar fundamental para a educação de qualidade. O acesso a problemas e dados reais possibilita fazer as perguntas relevantes e assim direcionar as pesquisas e energia intelectual na direção que maximiza o impacto para a sociedade, para a economia e para o nosso planeta. “Investir em uma pesquisa é investir num possível futuro melhor. Mas investir nos pesquisadores e na instituição que faz a pesquisa é garantir o melhor lugar em qualquer futuro possível”, finalizou.

O fato de o StoneLab ser um laboratório multidisciplinar, com projetos de vários departamentos incluindo Matemática, Física, Química, Informática e as Engenharias, também foi parte da concepção inicial. Afinal, nós queríamos um espaço colaborativo, onde sinergias inesperadas entre grupos que não colaboraram naturalmente, pudessem gerar ideias inovadoras.

Por fim, como nós dois fomos alunos da PUC-Rio, é uma honra termos inaugurado o laboratório com o apoio completo da Stone e da PUC-Rio. É a realização de um sonho, pois durante as nossas vidas de alunos dessa instituição, fomos muito felizes. Mas nunca imaginamos que um dia faríamos parte da construção de um laboratório como esse. Esse projeto nos permite dar o que de melhor vivemos no ensino superior a outros alunos e ajudar muita gente com o fruto dessas pesquisas.

Por Marcus Fontoura e Alexandre Street


Neide Ribeiro

Busco uma nova oportunidade de emprego profissional .

5 m

Olá vocês contratam sem experiência? Tenho interesse

Marcus Fontoura e Alexandre Street, que bela história! Tendo trabalhado em um laboratório de pesquisa de uma empresa nos EUA e agora em uma Universidade, compartilho a visão de vocês sobre a importância da colaboração academia-indústria; os benefícios são muitos para os dois lados. Parabéns pela iniciativa. Que essa ação da Stone sirva de exemplo para outras empresas brasileiras.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos