Dia Internacional das Cooperativas: conheça a data que celebra o movimento cooperativista
Comemoração ocorre no primeiro sábado de julho de cada ano; conheça a história de criação da data e a sua importância para o modelo de negócio
Você sabia que neste sábado (6) é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo (#CoopsDay)? Isso mesmo, o primeiro sábado do mês de julho é uma data dedicada à celebração do modelo de negócio que há quase dois séculos se apresenta como uma solução econômica viável para milhares de cooperados ao redor do mundo e contribui positivamente para o desenvolvimento das comunidades.
O objetivo da data é conscientizar a população mundial acerca da atuação das cooperativas, consideradas formas de organização que promovem prosperidade compartilhada para seus membros, ao mesmo tempo em que contribuem para o avanço econômico, social, cultural e político de centenas de nações.
E QUANDO A DATA FOI CRIADA?
Fundada em 1895, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) é uma organização não governamental que tem como objetivo representar as cooperativas ao redor do mundo, preservar os princípios do movimento e defender seus interesses junto a atores políticos e demais setores da sociedade.
No ano de 1923, pela primeira vez a entidade dedicou o primeiro sábado do mês de julho para celebrar o modelo de negócio. Anos depois, em 1995, quando a ACI celebrava 100 anos de existência, a Organização das Nações Unidas (ONU) inseriu a data em seu calendário oficial de dias internacionais.
A decisão foi estabelecida pela Resolução 47/90 de 1992, que dispõe sobre o papel que as cooperativas têm ao dar luz a novas tendências econômicas e sociais. O documento expõe que um dos objetivos da proclamação da data é a estimulação do reconhecimento, por parte de governos, do potencial que as coops têm enquanto solução econômica e social.
COOPERATIVAS CONSTROEM UM FUTURO MELHOR PARA TODOS
Em 2024, o Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado pela 102ª vez e, oficialmente, pela 30ª. Desde a primeira celebração oficial, em 1995, a ACI define um mote que guia a comemoração de cada ano. O tema escolhido para este ano foi “Cooperativas constroem um futuro melhor para todos”.
Recomendados pelo LinkedIn
O objetivo do mote é direcionar o olhar da sociedade para o futuro. Ele reforça que as cooperativas são organizações atentas às demandas atuais e, ao mesmo tempo, agentes essenciais para a construção de um futuro próspero, com mais inclusão, justiça social e econômica e responsabilidade ambiental.
As cooperativas também estão alinhadas com a Agenda 2030 da ONU. Elas atuam como aceleradoras nas transformações que a sociedade almeja, mantendo um compromisso constante com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
É importante salientar que o tema do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano prepara o público para a celebração de 2025, que foi decretado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. A notícia veio por meio da Resolução78/175, de 2023.
O título significa que a ONU irá incentivar seus 195 países-membros a fortalecer as cooperativas por meio da promoção de um ambiente favorável para o crescimento do modelo de negócio, que inclui regulamentação correta, investimento em infraestrutura e reforço da comunicação acerca do tema.
CELEBRAÇÃO DO DIA DAS COOPERATIVAS NO BRASIL
Neste sábado (6 de julho), as mais de 3 milhões de cooperativas ao redor do globo estarão reunidas para celebrar, das mais diversas formas, esta data especial que é o Dia Internacional do Cooperativismo. As cooperativas brasileiras comemoram o marco dando ênfase ao sétimo princípio do coop, o Interesse pela Comunidade, e promovendo ações de responsabilidade socioambiental em comunidades espalhadas por todo país.
Trata-se do Dia de Cooperar, uma iniciativa idealizada em 2009 pelo Sistema Ocemg, organização que representa as cooperativas do estado de Minas Gerais, e que em 2014 foi nacionalizado pelo Sistema OCB e passou a ser desenvolvida por coops de todo Brasil.
O Dia C, como também é conhecido, é um programa de solidariedade que une, celebra e dá visibilidade às ações de impacto social das cooperativas brasileiras. As iniciativas são realizadas ao longo de todo ano, mas, no Dia Internacional das Cooperativas, elas ganham uma atenção especial, pois proporcionam uma série de serviços e atrações para as comunidades.
Para saber mais sobre o Dia C, confira este artigo que publicamos recentemente.
Gostou do texto? Deixe uma reação, um comentário e compartilhe!