Excelência como diferencial para a transformação na Raízen

Excelência como diferencial para a transformação na Raízen

Excelência deve ser parte fundamental e estratégica de toda empresa: otimizar processos, reduzir desperdícios, investir em cultura de segurança, ser sustentável e alcançar os melhores resultados sempre.

E não é diferente por aqui. A busca pela excelência é um grande diferencial na Raízen e faz parte da nossa estratégia para perseguir resultados excepcionais e a superação sempre. Esse é um compromisso nosso com a efetividade e envolve aprimorar nossos processos e ir além das expectativas, de forma consistente.

O que nem todos sabem é que isso só é possível quando faz parte de uma cultura organizacional. E isso só é possível quando colocamos, obrigatoriamente, as pessoas no centro, nosso capital mais valioso.

Resumindo, excelência é SER sempre mais e melhor.

Excelência é #SERMaisRaízen

Com 10 anos de existência e mais de 40 mil colaboradores, trabalhamos para redefinir o futuro da energia e promover a transição energética.

Com isso, realizamos agora olhando para o futuro.

O mindset da excelência, aplicado a uma organização desse porte, requer um sistema simples e robusto, ancorado em uma cultura forte e única.

Ricardo Mussa

Desde que eu entrei na companhia, vi o potencial que a gente tem na nossa organização de adotar um programa de melhoria contínua de forma estruturada e de como isso pode mudar a cultura de uma empresa e entregar ainda mais resultados. Isso se tornou uma de minhas prioridades.”, apontou Ricardo Mussa, Presidente da Raízen.


E assim nasceu o Sistema de Excelência da Raízen, o SER+. 

Inspirado e guiado pela filosofia Lean, o SER+ é o Sistema de Excelência da Raízen – focado na eliminação dos desperdícios com nosso próprio modo de pensar e produzir.

A filosofia Lean foi criada pela Toyota, no Japão, e reúne diversas metodologias de gestão e eliminação de desperdícios para otimização de resultados. E nosso compromisso é com uma implementação de forma estruturada e disciplinada.

Luiz Renato Gobbo

“O nome SER+ coloca as pessoas no centro. Precisamos garantir que nosso time esteja envolvido e capacitado para que a transformação aconteça”, explica Luiz Renato Gobbo, Diretor de Excelência Operacional da Raízen. 

Com esse pensamento, já estamos colhendo resultados expressivos para as pessoas e para o negócio, ao padronizar as operações entre as unidades e identificar pontos de melhoria para se chegar a um novo patamar. E assim seguiremos, sucessivamente, sempre aplicando metodologias de melhoria contínua, disseminando conhecimento e boas práticas.

O SER+ tem fortes bases no fortalecimento da liderança, que tem o papel fundamental de inspirar nossos times e de ser exemplo. 

SER+ na prática 

O SER+ já começou a rodar em algumas unidades industriais e agrícolas e estamos avançando com muita agilidade:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

“No Parque de Bioenergia da Serra, em Ibaté-SP, conseguimos estabelecer os padrões de processos e implementar uma rotina de melhoria contínua, potencializando ações que agregam mais valor e eliminando os desperdícios” avalia Juliano Oliveira, Diretor Industrial Corporativo da Corporativo.


Os primeiros resultados do SER+ no Parque da Serra já podem ser percebidos na segurança, performance, produtividade e qualidade final.

Quando focamos em potencializar aquilo que agrega valor nos processos diários e em eliminar o desperdício, estamos sendo mais eficientes e colaborando com a sustentabilidade do negócio”, finaliza Juliano. 

Próximos passos da Raízen na Jornada da Excelência 

A implementação do SER+ está sendo feita de forma gradual, em módulos e fases. “Começamos com os módulos básicos, como Trabalho Padrão, PDCA (plan, do, check, act), 5S e Kaizen, para então partirmos para módulos avançados”, explica Gobbo.

Francis Queen

Na safra 21 e 22, implementamos o SER+ em 12 Parques de Bioenergia e seguiremos expandindo a implementação no próximo ano em toda a indústria e área agrícola. “Principalmente, valorizando nosso time, nossas pessoas, com grande foco em formação, capacitação e treinamento do nosso time”, anuncia Francis Queen, VP de Etanol, Açúcar e Bioenergia


Paula Benevides

"O SER+ é um movimento de disseminação de um novo modelo de gestão. Gestão de negócios, gestão de pessoas, que traduz na prática a nossa RAIZ [...] É também uma excelente oportunidade de aprendizado e desenvolvimento que a todo momento vai extrair, vai ampliar o melhor de cada um de nós", resume Paula Benevides, VP de Gente da Raízen.

Lucélia Bento da Silva

Arquiteta Urbanista Autônoma desde fevereiro de 2020.

8 m

Mês de parceria BYD e Raízen. Sua oportunidade de adquirir os veículos BYD com desconto de fábrica . Saiba mais!!!

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Eduardo Mattos

Fundador e Diretor Executivo na E2A Telecom Lider MOTOROLA

2 a

Visite nossa pagina:

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Gostaria muito entrar nessa equipe Sou formado em tecnico agropecuário . Cursando engenharia agronomica

O meu desejo é fazer parte dessa grande empresa do AGR

Excelente programa!! Parabéns Fernanda Jacon e Luiz Renato Gobbo pelo trabalho que estão fazendo, com certeza um legado para a companhia e seus colaboradores! Vamos juntos expandir!! 🚀 #Raizen #SerMais #SerMaisOffice

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos