Fazendo Lobby no Brasil, EUA e UE - Semelhanças e Diferenças

Fazendo Lobby no Brasil, EUA e UE - Semelhanças e Diferenças

Prezados colegas,

em 2011 realizei como trabalho final da pós-graduação em Negociações Econômicas Internacionais, do Programa San Tiago Dantas da UNESP, uma monografia buscando  semelhanças e diferenças de como se faz lobby no Brasil, EUA e UE.

Compartilho aqui com vocês a introdução do trabalho e caso alguém tenha interesse em ler um pouco mais, é só solicitar por email que compartilharei com prazer.

___________________

Introdução 
Este trabalho nasceu da curiosidade e necessidade de entender cada vez mais sobre a atividade de lobby. Há poucos anos desenvolvendo esta profissão em uma multinacional, percebi que havia uma série de particularidades neste trabalho que uma vez desvendadas me ajudariam a desenvolver melhor meu dia-a-dia e entender como trabalhar em conjunto assuntos/temas em comuns com alguns colegas de outros países.
Um dos grandes obstáculos encontrados na rotina desta atividade, que também incidiu nesta pesquisa, foi a falta de informação quanto a atividade de lobby. Isto porque a palavra lobby gera insegurança e desconforto ao ser pronunciada no Brasil. No senso comum lobby é associado à clandestinidade, corrupção e tráfico de influência. Mas se formos além e pensarmos na necessidade de participação / representação popular, de classe, de grupos de interesse na vida política dos países, podemos chegar à conclusão de que lobby é um dos canais de comunicação entre a sociedade e a esfera pública,  uma atividade designada a influenciar a política pública ou regulamentação através do contato com os tomadores de decisão. 
Sendo o seu fim o mesmo em qualquer parte do mundo, especialmente nas democracias onde há a demanda da participação da sociedade nas tomadas de decisões, os meios utilizados para alcançá-lo podem ser diferentes dependendo da cultura, da organização política, da existência de regulamentação da atividade, do tempo em que esta atividade vem sendo desenvolvida, entre outros.
São estas as características que serão desenvolvidas neste trabalho comparando a atividade entre Brasil, EUA e Europa. Três realidades diferentes que devido a globalização de diversos temas se cruzam no dia a dia de profissionais da área e que devem ser entendidas para melhor administradas. 
Para alcançar os objetivos descritos, o trabalho baseou-se em pesquisas bibliográficas e entrevistas qualitativas e quantitativas a profissionais da área de relações governamentais no Brasil, Estados Unidos e Europa. 
O trabalho está dividido em 4 capítulos. No primeiro discutiram-se os conceitos de lobby e sua atividade sob um aspecto / visão mais geral, amplo. No segundo capítulo passamos pelos mesmos conceitos, mas desta vez aplicados para a realidade brasileira. Como a atividade de lobby é vista e desenvolvida no nosso país. No terceiro, temos a experiência americana, o berço da atividade de lobby, aonde vem sendo desenvolvida desde o final do século XIX. No quarto capítulo é a vez de entendermos como o lobby é conduzido no continente Europeu.

Flavia Perna BR CH USA

Global Director Patient Engagement | Enthusiastic of Patient-Centered Research to elevate the patient communities' voice

4 a

Matheus Ian Santos Prudêncio , se achar interessante eu procuro o trabalho para vc ler inteiro

Adriana de Queiroz

Projetos Sociais e Políticas Públicas, Advocacy, Monitoramento e Avaliação, ESG, Gestão Integrada, Tecnologia na Educação, Compliance, Sustentabilidade, Relações Governamentais e Institucionais

9 a

Flavia, poderia me encaminhar? adequeiroz@hotmail.com Obrigada!

Mariana Figo Gaspar Orsini

Relações Institucionais | Comunicações | Construção de relacionamentos | Defesa de interesse | Relações Internacionais

9 a

super interessante! Vou acessar o blog! obrigada por compartilhar!

Leonardo Genofre

Sociólogo e Executivo de Relações Governamentais

9 a

Flávia, por favor, seria possível ter acesso ao texto completo?

Edgard Usuy

Secretário do Planejamento do Estado de Santa Catarina, Brasil

9 a

Por gentileza , gostaria de receber o texto. Edgard@relgov.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos