Febrabran 2024 - Review

Febrabran 2024 - Review

Fala pessoal, espero que estejam muito bem.

A semana passou voando com a Febrabran lotada e o mercado financeiro brasileiro mostrando ao mundo que está a todo vapor!


Eu já digo há um tempo que, se tem uma indústria onde o Brasil joga nível NBA, é no setor bancário, principalmente varejo e tecnologia para varejo. E novamente, o evento foi bem bacana e mostrou a força do país. Particularmente, acredito que o Brasil deve ser a nova "Suíça" e começar a dominar diversos outros países com sua máquina financeira. Espero verdadeiramente que todos os executivos que estejam lendo tenham esse espírito de empreendedorismo e vamos para a Europa, África e outros países; pois as soluções que temos aqui estão muito à frente de diversos países e poderia ser uma indústria de exportação do Brasil.

Brasil, a Nova Suíça do Varejo Financeiro! #NuncaDuvidei


Flutter Mobile - Amplify Sciensa


Aliás, me chamou muito a atenção a quantidade de oferta BaaS que existe hoje no mercado, principalmente para não regulados. Logo, entendo que o "Embedded Finance" vai escalar muito rápido, e os Bancos Regulados, deverão promover Open Innovation e se valer do novo ecossistema como canal de aquisição mais barato que Outbound físico.

Os principais temas que todos estão olhando são a IA Generativa (LLMS) e não poderia ser diferente, até pelo momento da economia mundial, valorização da NVIDIA e possibilidades que isso traz de personalização da camada de experiência.

Muitos estão testando IA Generativa em seus canais, a fim de trazer um atendimento menos “robotizado”, após o boom da versão 1.0 que foram os chatbots nesses canais. Agora, o canal precisa receber um UPGRADE e nada melhor do que carregar modelos treinados que entendam seu negócio para interagir com o cliente de maneira eficiente e não parecendo um robô "abestado", como diria minha linda esposa Nordestina. Então, a promessa de digitalização do canal, com redução de custos e melhoria da satisfação, finalmente está decolando.

PS: Se você não está com inciativa de LLMs treinadas para seus canais de atendimento, vai cair na estatística de Churn que falarei mais abaixo.

Outro tema interessante foi o PMF (Personal Management Finance) e o Open Finance como Spec que vai coordenar a gestão.

Primeiramente, entendo perfeitamente a dor da integração de informações e a dificuldade que era fazer o Guia Bolso funcionar. Ajudamos o time do Guia Bolso e conheço o problema de perto; era praticamente hacker com técnicas de Crawler, contra a vontade das instituições financeiras, que não queriam ceder suas preciosas informações. Acredito que todos entenderam que o ecossistema financeiro fica melhor quando entendemos a vida financeira do cliente.

  O Open Finance veio para resolver essa e muitas outras dores, e ouvindo as palestras da Febraban, coletei um pouco do cenário brasileiro:

O brasileiro é cliente, em média, de mais de quatro instituições bancárias — sendo duas delas consideradas as principais;        
36% dos brasileiros trocaram o seu cartão principal de transações digitais somente em 2023;        
28% dos compradores tiveram ao menos uma de suas transações negadas pelo banco e 15% destes clientes tentaram comprar novamente em outro banco;        
Entre os brasileiros, o motivo mais citado para trocar de instituição financeira foi a experiência digital e conveniência, fator listado por 70% das pessoas entrevistadas;        
27% dos consumidores usaram o nome de outras pessoas emprestado para fazer compras, sendo a principal razão para isso o fato de o consumidor não ter crédito aprovado.        

Olhando para o panorama, é importante analisar o comportamento do cliente, e por isso o Nubank acabou comprando a Hyperplane do amigo xará Felipe Lamounier . Parabéns Felipe pelo deal! Isso mostra algo que sempre falei:

O banco não faz ideia de que eu tenho dois filhos, três carros, minha casa está em reforma há 1.7 ano, estou indo esquiar com as crianças nas férias, etc. Como poderia ser mais relevante na vida do Felipe? Falei isso no Thor do Itaú há exatos sete anos, na época em que a Fabiola Marchiori , VP de Engenharia do Nubank, era superintendente no Itaú. Fui meio polêmico na época, minha intenção era provocar a inovação e acho que de alguma maneira deixei uma reflexão.

Hoje, na Sciensa, temos modelos com Databricks e outros Stacks, justamente para endereçar a "hiperpersonalização" dos dados. Particularmente, já fizemos sistemas de recomendação com grafos há uma decáda, cálculo de vértices etc; agora temos outras abordagens como Deep Learning, mas infelizmente, o Score anos 80 da "régua de Risco", ainda está em muitas instituições e isso precisa ser mudado! CTO, esse assunto é pra ontem, fica meu alerta!

Outro tema quentíssimo foi o DREX. Vai vir um tsunami, estou alertando…

Fábio Araújo estava com uma das palestras mais aguardadas; o mercado está entendendo a necessidade de ter um ambiente que possibilite mais flexibilidade no design de operações de investimento, e a tokenização de ativos foi um dos temas mais quentes.

"O projeto PIX posicionou o Brasil como um dos principais participantes na arena global de finanças. Nossa intenção é que a tokenização seja mais um fator que impulsione esta liderança perante o sistema financeiro mundial."

O PIX está na sua fase 2 de maturidade. Vi muitas empresas se posicionando e começando a montar suas estruturas para irem à guerra em 2025. Lembro que o mercado de tokenização de ativos RWA está estimado em mais de 16 trilhões de dólares, segundo a BCG.


The RWA Platform


Eu, pessoalmente, acredito tanto nisso que estou tocando uma startup - Real DEFI, que deverá ser uma das maiores e melhores do segmento. Essa é minha missão pessoal, e todo banco vai precisar pensar além do CBDC, tirando proveito desse ecossistema. O quão preparado você está para falar de blockchain? Depois da IA, virá a grande pauta tecnológica que verdadeiramente trará dinheiro.

Por fim, muito se falou também em cibersegurança e, principalmente, na camada de antecipação - fraude. Esse é um baita problema latente no Brasil. Todo dia o “malandro” tenta algo novo, já que hoje os clientes andam com agências bancárias nos seus bolsos.

Aqui, vou destacar uma tecnologia que somos parceiros e estava presente lá também, Feedzai, que nasceu no ambiente de jogos online para evitar cheats e hoje está focando em resolver o problema antes que ele aconteça. Aos arquitetos de software que estão montando sistemas PIX, por favor, chamem no inbox e vamos falar sobre fraude. Esse assunto é sério e não tem a ver com invasão, mas sim com falhas em processos que muitas vezes não são pegas, e sério, a criatividade do Brasileiro precisa ser estudada!

Bom, essa é a síntese. Foi um evento bem bacana, muito lotado e mostrou a força do ecossistema brasileiro, com estandes lindíssimos, muitas soluções tecnológicas e Fintechs nascendo.

E espero que todos tenham gostado do meu review, e estarei por aqui como Embaixador da Sciensa e também dando mentoria aos cliente sobre Tokenização de Ativos e Inovação.

Uma ótima semana!

 Felipe Scaphe :-).

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos