Gerenciar o Risco, é necessário?

Gerenciar o Risco, é necessário?

Olá amigos, no fim de janeiro escrevi um breve texto falando sobre um assunto muito importante no cotidiano de uma transportadora, nele, abordei a JORNADA DE TRABALHO dos motoristas, seus efeitos, métodos de controle e também, do risco de não se ter um controle fidedigno.

E qual a relação do Gerenciamento de Risco com a Jornada de Trabalho? Nas duas ocasiões, a falta de controle pode levar a prejuízos quase irreversíveis à saúde da empresa, e o controle efetivo das duas situações, pode reduzir razoavelmente esses riscos.

Você sabia que um estudo realizado em 2016 revelou que o roubo de carga é responsável por um prejuízo de cerca R$ 6,1 bilhões na economia brasileira desde 2011? Só em 2016, R$ 1,4 bilhões? O número passa a ser mais assustador quando detalhamos um pouco mais, estima-se que é roubado um caminhão a cada 23 minutos no país.

Sabemos também, que a cada método de controle criado, há alguém mal intencionado criando planos para prejudicá-lo e destruir nossos esforços, porém, atitudes simples podem dificultar a ação desses indivíduos.

Conheça bem as rotas mais constantes dos seus veículos, peça para o gestor de sua frota conhecer os postos credenciados para abastecimento e descanso, conhecer a estrutura e segurança do local é primordial para esse credenciamento.

Fique atento às noticias policiais da estrada e faça uma análise sobre as principais áreas de risco e também sobre os horários onde a frequência de assaltos é maior.

 Adquira um bom equipamento de rastreamento, se possível, com localizador para redundância, caso haja corte do rastreador principal.

Realize treinamentos frequentes com seus colaboradores, oriente o suficiente para que eles saibam operar corretamente os rastreadores e assim, mantenham contato regular com a central de monitoramento.

As Gerenciadoras de Risco tem a obrigação de dominar todos esses pontos, inclusive com expertise suficiente para desenvolver novos e eficientes métodos de controle. Por isso, antes de contratar sua GR, conheça:

 - SUA ESTRUTURA: é necessário que ela tenha todos os requisitos para “NUNCA PARAR”, ou seja, LUZ, INTERNET e SERVIDORES redundantes. (GERADORES, DUPLICIDADE DE LINKS, ETC)

 - AS PESSOAS: Quem são e qual a experiência dos líderes de operações, líderes de turnos.

 - SUA TECNOLOGIA: Quais os softwares essa empresa utiliza para o monitoramento? Esse software tem inteligência necessária para atuar quando falhas humanas ocorrerem? Ele é estável?

É claro que muitos outros itens podem ser acrescidos para uma gestão eficaz, mas é certo que essas dicas podem fazer diferença.

Ah!!! Caso você queira mais ideias sobre um software adequado, consulte a A52, temos certeza que podemos te ajudar. Temos grande experiência no Gerenciamento de Risco, e juntos, podemos fazer as escolhas certas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos